Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024

Concessão de pensão por falecimento do irmão provedor

Publicado por Perfil Removido
há 4 anos

Um rapaz, que já recebia pensão do INSS pelo fato de ser interditado e declarado judicialmente absolutamente incapaz, obteve no STJ o direito de perceber também pensão por morte de seu irmão, que informalmente o sustentava e dele cuidava.

Inicialmente o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negara o pleito do rapaz, sob a alegação de que este já recebia pensão devido à sua incapacidade, e que para se configurar a sua dependência financeira quanto ao irmão falecido, este já deveria em vida ser pagador de pensão alimentícia legalmente estabelecida ao rapaz, conforme determinado em lei.

No Recurso Especial dirigido ao STJ, o rapaz alegou que seu irmão era o seu curador legal e provou que, em virtude da sua doença, ele e seu irmão moravam juntos e que este o sustentava pagando-lhe todas suas despesas, inclusive alimentação e medicamentos, razão pela qual preencheria os quesitos para o recebimento do benefício pretendido

O STJ julgou o caso sob a ótica da dignidade da pessoa humana e da harmonia do ordenamento jurídico, entendendo que, em que pese a peculiaridade de que o art. 30-A, inc. II, alínea c, da Lei Complementar n. 769/2008 restrinja a concessão do benefício aos casos em que o irmão já recebia, antes do falecimento, renda advinda de prestação alimentícia, essa cláusula, a partir de uma interpretação literal, se estabelece de forma inadequada, essencialmente diante da confirmação, nos autos, da circunstância de dependência econômica, cuidado e coabitação.

Quanto à pensão recebida pelo recorrente, o STJ vislumbrou a viabilidade de cumulação, visto que decorrem de regimes previdenciários distintos.


Dr. Alexandre Magno de Amaral Pinho

OAB/MG 69.148

Fonte: STJ

Acesse nosso site: https://www.advogadoinventarioheranças.adv.br


Palavras-chave: herança, inventário, advogado inventário, advogado herança, inventário judicial, processo inventário, ação inventário, fazer inventário, direito herança, custo inventário, como inventário, inventário cartório, inventário justiça, processo herança, inventário herdeiro, ação herança, procedimento inventário herança, direito herdeiro, fazer inventário.

  • Publicações4
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concessao-de-pensao-por-falecimento-do-irmao-provedor/914743880

Informações relacionadas

Andréa Buschinelli, Advogado
Artigoshá 10 anos

Do direito à pensão por morte do maior incapaz (relativamente ou absolutamente)

Raquel Töian, Advogado
Artigoshá 4 anos

Como identificar um falso advogado?

André Barros
Artigoshá 11 anos

STJ - pai curador tem direito a pensão por morte?

Pai que era curador do filho tem direito a pensão por morte

COAD
Notíciashá 11 anos

Pai que era curador do filho tem direito a pensão por morte

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)