Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Concurso do Ministério Público/MG - 2010: embargos de declaração

    há 14 anos

    Resolução da questão 51 do Grupo Temático III (direito processual civil)

    Questão 51

    Assinale a alternativa CORRETA .

    A) Os embargos de declaração intempestivos, se conhecidos e julgados, interrompem o prazo para a interposição de outros recursos.

    B) Os embargos de declaração considerados protelatórios não interrompem o prazo para a interposição de outros recursos.

    C) Os embargos de declaração não interrompem o prazo para a oposição de embargos declaratórios à decisão já embargada pela parte contrária.

    D) Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, mas a interrupção favorece apenas a parte embargante.

    E) Os embargos de declaração suspendem o prazo para a interposição de outros recursos.

    NOTAS DA REDAÇAO

    Os embargos de declaração é recurso cabível para o ataque de sentença ou de acórdão que apresenta omissão, obscuridade ou contradição, podendo ser interposto no prazo de cinco dias, após a intimação da sentença, do acórdão ou da decisão interlocutória. Neste sentido é o disposto no artigo 535, do Código de Processo Civil, in verbis :

    Art. 535. Cabem embargos de declaração quando:
    I - houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição;
    II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal.

    A omissão consiste no fato de o magistrado não se manifestar sobre ponto relevante do processo. A obscuridade verifica-se quando se constata a dificuldade de intelecção do pronunciamento judicial, o que dificulta o ataque por meio do recurso principal. A contradição, por sua vez, dá-se quando o julgado apresenta proposições entre si inconciliáveis.

    Feitas essas observações preliminares, passemos à análise das alternativas.

    ALTERNATIVA A

    De acordo com o artigo 538, do CPC, os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, por qualquer das partes.

    A presente assertiva propõe que, mesmo intempestivos, os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos. A afirmação está incorreta, pois se intempestivos os embargos não poderão ser conhecidos, tampouco, produzirem o efeito de interromper o prazo do recurso principal. Do contrário, a prática seria corriqueira aos sucumbentes que quisessem beneficiar-se dessa interrupção, pois a interrupção devolve a totalidade do prazo para a apresentação do recurso principal.

    ALTERNATIVA B

    Pela regulamentação existente no Código de Processo Civil dos embargos declaratórios, é possível concluir que uma vez considerados protelatórios, a penalidade a ser aplicada é a cominação de multa.

    Por previsão do artigo 538, parágrafo único:

    Art. 538. (...)
    Parágrafo único. Quando manifestamente protelatórios os embargos, o juiz ou o tribunal, declarando que o são, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa. Na reiteração de embargos protelatórios, a multa é elevada a até 10% (dez por cento), ficando condicionada a interposição de qualquer outro recurso ao depósito do valor respectivo.

    Logo, não está correto afirmar que a penalidade aos embargos intempestivos é a não interrupção do prazo para a interposição de recurso principal.

    A título de curiosidade, vale transcrever ementa na qual decidiu-se que, mesmo não sendo procedentes os embargos de declaração, por não se verificar qualquer omissão, obscuridade ou contradição, o efeito da interrupção para interposição de recurso principal foi aplicado. Com a mesma razão, os embargos considerados protelatórios deverão interromper o prazo recursal, aplicando-se ao recorrente a penalidade da multa.

    EMBARGOS DECLARATÓRIOS INTERRUPÇAO DO PRAZO PARA RECURSO I. A oposição de embargos declaratórios, no prazo legal e por procurador habilitado nos autos, enseja o seu conhecimento e a interrupção do prazo recursal, mesmo que a matéria discutida não envolva a existência de omissão, obscuridade ou contradição na decisão embargada, hipótese em que deverão ser conhecidos porém rejeitados (artigos 464, 465, 535 e 536 do CPC).
    II. Todavia, in casu , verifica-se a intempestividade do recurso ordinário aviado pelo reclamado pelo decurso do octídio legal. (TRT 17ª R. AI (1250/2002) Relª Juíza Maria de Lourdes Vanderlei e Souza DOES 13.02.2002)

    ALTERNATIVA C

    A assertiva está correta. Senão vejamos. A oposição de embargos de declaração interrompe o prazo para interposição de recurso principal, ou nas próprias palavras do artigo 538, caput , CPC, os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos (...). Logo, eles não interrompem o prazo para oposição de embargos declaratórios à decisão já embargada pela parte contrária.

    ALTERNATIVA D

    Como já mencionado, os embargos de declaração interrompem o prazo para interposição de outros recursos, sendo que a interrupção favorece a todos. Por este motivo a assertiva está errada, afirmando que a interrupção favorece apenas a parte embargante.

    ALTERNATIVA E

    Da mesma forma, a assertiva apresenta erro ao apontar que os embargos de declaração suspendem o prazo para a interposição de recurso principal, quando, em verdade, eles interrompem o prazo recursal.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876157
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1433
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-do-ministerio-publico-mg-2010-embargos-de-declaracao/2093938

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Súmulahá 54 anos

    Súmula n. 197 do TST

    Tribunal Superior do Trabalho
    Súmulahá 54 anos

    Súmula n. 100 do TST

    Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região
    Jurisprudênciahá 9 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região TRT-7 - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO ORDINÁRIO: AIRO XXXXX-39.2014.5.07.0007

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    32. Admissibilidade e Processamento dos Recursos

    BLOG Anna Cavalcante, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Embargos de declaração: Novas teses divulgadas na Jurisprudência em Teses

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)