Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Confirmada condenação de assaltantes de veículo dos Correios que envolveram menores na prática do crime

    Publicado por COAD
    há 10 anos

    Em decisão unânime, a Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou a condenação de dois réus acusados de roubo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e de envolverem dois menores no crime.

    Narra a denúncia que dois acusados, envolvidos com dois menores, abordaram um carteiro. Um deles simulou estar armado, anunciou o assalto e rendeu o motorista do furgão dos Correios, enquanto os outros três indivíduos dirigiram-se ao porta-malas do veículo, a fim de subtrair as encomendas.

    Agentes da polícia federal que estavam realizando trabalho naquele horário e local prenderam os criminosos em flagrante. Os dois menores foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil e os dois denunciados, para a Delegacia da Polícia Federal. Perante a autoridade policial, os acusados confirmaram os fatos, afirmando que a ideia de cometer o delito teria sido do menor de idade, o qual teria também rendido o motorista do furgão.

    A sentença de primeiro grau julgou procedente a ação penal condenando os acusados pela prática dos crimes de roubo em concurso de pessoas (artigo 157, 2º, II, do Código Penal), na forma tentada, e corrupção de menores (artigo 244-B da Lei nº 8069/90), em concurso material (duas ou mais condutas).

    A materialidade e autoria do roubo ficaram suficientemente comprovadas pelos documentos apresentados no processo, pelos depoimentos das testemunhas e pela confissão dos réus perante a autoridade policial e em juízo.

    No que diz respeito ao crime de corrupção de menores, a defesa dos réus pede absolvição com base no artigo 386 do Código de Processo Penal, alegando que esse é um crime de natureza material e que não basta um crime ser cometido em conluio com um menor para que ele se configure. O agente deve agir no sentido de corromper a moral do menor, de modo que se o menor já se encontra corrompido, não há como se falar na ocorrência do crime, pois ninguém pode corromper o que já está corrompido, tratando-se de fato atípico o caso em questão.

    O colegiado, todavia, não deu razão à defesa. Entende a Turma julgadora que a corrupção de menores é um delito de natureza formal, que se configura com a participação do menor de dezoito anos em uma conduta criminosa junto com um indivíduo imputável, não se fazendo necessária a prova da efetiva corrupção do menor e nem que ele tenha anterior envolvimento com a prática delitiva.

    Essa conclusão tampouco se altera pelo simples fato de um dos réus ter atingido a maioridade apenas 39 dias antes da prática do crime em exame, nem diante do fato de os dois menores possuírem 17 e 16 anos, nem, ainda, pela suposta alegação de que o mentor da atividade criminosa era um deles, ou pelo fato de não existir qualquer relação de hierarquia entre todos os envolvidos no assalto.

    A decisão está amparada por precedentes jurisprudenciais do Superior Tribunal de Justiça.

    No tribunal, o processo recebeu o nº 2013.61.81.004537-7/SP.

    FONTE: TRF-3ª Região

    • Publicações40292
    • Seguidores1094
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confirmada-condenacao-de-assaltantes-de-veiculo-dos-correios-que-envolveram-menores-na-pratica-do-crime/155007904

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)