Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Construtora não pode cobrar juros antes da entrega do imóvel

há 14 anos

As construtoras que negociam imóveis na planta não podem cobrar juros sobre as parcelas pagas pelo promitente comprador antes da entrega das chaves. Decisão nesse sentido foi tomada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar recurso com o qual a construtora Queiroz Galvão pretendia desobrigar-se de devolver em dobro os juros pagos por uma cliente, na Paraíba.

A cobrança dos juros antes da entrega do imóvel era prática comum entre as construtoras, mas começou a ser limitada após o surgimento do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, o qual considera nulas as cláusulas de contrato tidas por abusivas.

Em 2001, a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça editou portaria declarando abusiva qualquer cláusula "que estabeleça, no contrato de venda e compra de imóvel, a incidência de juros antes da entrega das chaves". Em 1997, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios firmou com 27 construtoras um termo de ajuste que proibia esses juros.

No caso julgado pela Quarta Turma, a compradora havia sido obrigada em contrato a pagar correção monetária pelo INCC e juros de 1% ao mês sobre as parcelas anteriores ao recebimento do imóvel, a chamada poupança. Ela entrou na Justiça com pedido de revisão do contrato e devolução em dobro dos valores pagos indevidamente, tendo ganhado em primeira e segunda instâncias. A construtora recorreu ao STJ.

Não impressiona a alegação de que a construtora capta recursos no mercado financeiro para a construção do empreendimento, pagando juros que devem ser repassados ao comprador do imóvel, afirmou o relator do recurso, ministro Luis Felipe Salomão, ressaltando que todos os custos da obra inclusive os decorrentes de financiamento realizado pela construtora estão embutidos no preço do imóvel oferecido ao público.

Para o relator, a cobrança de juros durante a obra, antes da entrega das chaves, é descabida porque, nesse período, a construtora é quem usa o capital do promitente comprador e este nem sequer tem o gozo do imóvel. O que há é uma verdadeira antecipação de pagamento, parcial e gradual, pelo comprador, para um imóvel cuja entrega foi contratualmente diferida no tempo, disse o ministro.

Ao proclamar seu voto contra o recurso da construtora, no que foi acompanhado por toda a Turma, o relator concluiu que, se há aporte de capital, tal se verifica por parte do comprador para com o vendedor, de sorte a beirar situação aberrante a cobrança reversa de juros compensatórios de quem entrega o capital por aquele que o toma de empréstimo.

  • Publicações19150
  • Seguidores13362
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4284
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/construtora-nao-pode-cobrar-juros-antes-da-entrega-do-imovel/2382081

Informações relacionadas

Notíciashá 14 anos

STJ confirma: cobrar juros antes de entregar imóvel é ilegal

Tatiane Rodrigues Coelho, Advogado
Artigoshá 2 anos

Eu tenho que pagar o condomínio antes de pegar as chaves do imóvel que comprei na planta?

Direito Imobiliário ABA RJ, Advogado
Artigoshá 2 anos

As construtoras não podem cobrar juros capitalizados do comprador de imóvel nos contratos imobiliários “financiados”.

Manuela Ferreira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Se eu estiver inadimplente com a construtora ela tem o direito de reter as minhas chaves?

Nair Eulália Ferreira da Costa, Advogado
Artigoshá 10 anos

Comprou um imóvel e está pagando Taxa de Evolução de obra?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde, primeiramente muito bom o artigo, tem ajudado muitas pessoas.

Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida.
Estou comprando um apartamento na planta, porém a construtora quer me cobrar juros encima das parcelas não pagar do financiamento, afinal, só daqui a 3 anos irei começar a pagar o financiamento. É certo esta cobrança? continuar lendo

E os imóveis já construídos...posem cobrar juros de IPCA + tabela Price?julgam virada do mês...data q começou a negociar...virando o mês eles cobram ..não q completou um mês... gostaria de saber se pode haver essa cobrança n continuar lendo