Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Continua hoje julgamento sobre exclusão de registro em antecedentes criminais

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Adiado após pedido de vista na última sessão de julgamento, está em pauta na Seção Criminal desta terça-feira, dia 1º de fevereiro, o Mandado de Segurança nº impetrado por M. A. de A. em razão do indeferimento do pedido de exclusão do processo constando seu nome no Cartório Distribuidor da Comarca de Campo Grande, pois foi extinta a punibilidade pelo cumprimento das condições da suspensão condicional do processo, nos termos do art. 89, § 5º, da Lei nº 9.099/95.

    Na sessão do dia 18 de janeiro, o relator do processo concedeu a segurança e outros dois vogais denegaram o pedido. O impetrante alega que foi aprovado no Concurso Público para Soldado da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, cuja matrícula no curso de formação de soldado deveria ter sido feita até 24 de maio de 2010.

    Segundo esclarece, um dos documentos necessários para inscrição é a certidão de antecedentes criminais na Comarca de Campo Grande. Narra que, quando solicitou a certidão, constou o registro do processo no qual houve extinção de punibilidade, além de outro que se refere à execução penal referente ao mesmo processo.

    Afirma que, apesar de ter solicitado a exclusão do registro, seu pedido foi atendido em parte, apenas para que fosse oficiado ao Instituto de Identificação do Estado. Segundo entende o autor, a medida ofende seu direito líquido e certo. A liminar foi deferida.

    A autoridade apontada como coatora sustentou que é parte ilegítima para figurar no pólo passivo da demanda, pois a emissão de certidão é ato do Cartório Distribuidor. A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pela denegação da segurança.

    Outro caso semelhante que também teve a conclusão do julgamento adiada em face de pedido de vista é o Mandado de Segurança nº ajuizado por J. C. A. contra o indeferimento do pedido de exclusão do processo que consta seu nome junto ao Cartório Distribuidor, uma vez que foi absolvido.

    Na última sessão de julgamento o relator também havia concedido a segurança e outros dois vogais a denegaram. No Mandado, o impetrante sustenta também que foi aprovado no concurso para PM e que precisa da certidão de antecedentes criminais para realizar sua inscrição perante o curso de formação. Afirma que seu pedido foi indeferido com fundamento nas Normas de Serviço da Corregedoria-Geral de Justiça. A liminar foi deferida. O parecer da Procuradoria foi pela denegação da segurança. Autoria do Texto: Departamento de Jornalismo

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/continua-hoje-julgamento-sobre-exclusao-de-registro-em-antecedentes-criminais/2550404

    Informações relacionadas

    Camila Ires Figueredo Barros, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Obrigação de Fazer

    Petição Inicial - TJSP - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar - Mandado de Segurança Criminal

    Petição Inicial - TJSP - Ação Petição Intermediária - Petição Criminal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)