Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Contrato de comodato deve ser registrado para valer perante terceiros

    Para valer entre as partes contratantes, o contrato de comodato (empréstimo gratuito de coisas que não são consumidas pelo uso) não exige maiores formalidades, bastando a simples entrega do bem. Entretanto, para ser válido perante terceiros, o instrumento deve ser registrado em cartório. A decisão é da 6a Turma do TRT-MG que, acompanhando voto da juíza convocada Maria Cristina Diniz Caixeta, negou provimento ao agravo de petição da terceira embargante (pessoa que não faz parte do processo, mas recorreu por se sentir atingida por decisão ou ato da fase de execução).

    A recorrente alegou que o equipamento penhorado no processo principal lhe pertence e que, por ter firmado um contrato de comodato com a executada, o bem estava em poder da empresa devedora. A relatora observou que, embora o contrato de comodato não necessite de formalidade para a sua validade, o mesmo não ocorre para que ele produza efeitos para terceiros. O artigo 221, do Código Civil, dispõe expressamente que "O instrumento particular, feito e assinado, ou somente assinado por quem esteja na livre disposição e administração de seus bens, prova as obrigações convencionais de qualquer valor; mas os seus efeitos, bem como os da cessão, não se operam, a respeito de terceiros, antes de registrado no registro público" - frisou.

    Como não houve prova desse registro e o bem penhorado foi encontrado na propriedade da executada, a presunção é de que este lhe pertença. Isto porque, nos termos do artigo 1209, do Código Civil, presume-se que quem tem a posse do imóvel também tem posse das coisas que nele se encontrem, até prova em contrário.

    ( AP nº 01017-2008-008-03-00-4 )

    • Publicações8632
    • Seguidores631524
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27283
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-comodato-deve-ser-registrado-para-valer-perante-terceiros/1866561

    Informações relacionadas

    Modelo de Contrato de Comodato -Completo e Atualizado

    Fabio Silveira Ledo, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Contrato de Comodato de Bem Imóvel

    Diego Henrique, Advogado
    Modeloshá 9 anos

    Contrato de Comodato (particular)

    Direito para A Vida, Jornalista
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de Contrato de Comodato para preencher word

    Jose Antonio Abdala, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Contrato - Comodato de Imóvel Rural de prazo determinado

    6 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A assinatura digital substitui a necessidade de ser registrado em cartório? continuar lendo

    Por acreditar que qualquer contrato e neste caso se trata de um instrumento embora particular tem seus efeitos público, necessário se faz o seu registro em cartório público por força da própria lei e do princípio da legalidade. Tal inobservância na forma aplicada, pode gerar uma insegurança jurídica contradizendo a sua confecção a fazer prova diante da fazenda pública o que é essencial à validade do negócio jurídico. continuar lendo

    Já trabalhei muito em construção e trabalho também com hortaliça continuar lendo

    Como eu fazer um um cadastro para ser registrado no contrato comodato continuar lendo

    Entendo se o reconhecimento de firma do contrato de mutuo ocorreu antes do procedimento fiscal é valido, mesmo após o fato gerador da denuncia fiscal.

    Faço parte do Conselho de Recursos Fiscais Estadual. Esse é o meu Entendimento. continuar lendo