Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Contratos Imobiliários Comerciais -Parte 6

Penúltima parte.

Publicado por Hertúlio Medeiros
há 5 anos


O requisito primordial em uma transação imobiliária é a segurança. Todavia, nem sempre fazer o que a lei diz é garantia de um negócio saudável. Saiba o porquê!

.

É obrigatório o registro do contrato de compra e venda do imóvel junto a matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis. Isso é uma informação de praxe que a maioria dos textos que tratam sobre isso dizem.

.

No entanto, o art. 38, caput, da Lei 9.514/97 diz que contratos de transferência de direitos reais sobre imóveis poderão ser celebrados por escritura pública ou por instrumento particular com efeitos de escritura pública. .

.

É sério? Na prática isso vale? Não, como várias outras coisas que existem escritas na lei, isso não se aplica na prática. .

.

Quando se escritura um contrato perante o cartório, ele adquire fé pública. Ou seja, tem validade letigiosa consagrada pela lei e faz força legal perante terceiros. Já o contrato particular somente faz litígio entre as partes.

.

Em outras palavras, quando se escritura o contrato de transferência em cartório, o imóvel em si responde por qualquer fator decorrente do seu descumprimento. Já no particular sem registro, é a pessoa quem está negociando o bem que responde e não o imóvel em si.

.

Imagine que a pessoa vende um imóvel para você por uma valor X e, no meio do caminho, encontra outra pessoa que paga 2X, resolvendo vender para essa última. Escriturado, o vendedor desonesto responde com o bem. .

.

Já no contrato particular sem registro, o pilantra só responde com o imóvel se ainda estiver na sua propriedade. Do contrário, o fará sozinho com os recursos ou outros bem que tiver.

.

Portanto, é imprescindível que haja uma cláusula impondo a obrigatoriedade do registro daquele instrumento, a fim de blindar a negociação. Pode-se deixar essa cláusula de fora se o registro for feito no mesmo dia em que o mesmo for ser firmado?

.

Sim, mas unicamente sob essa condição. Acompanhe as próximas postagens e marque seus amigos que precisam ter cuidado ao comprar um imóvel!

.

Para maiores informações sobre esse e outros assuntos referentes aos direito imobiliário, gentileza, clique aqui.

Siga-me nas redes sociais:

Instagram: dr.hertulio.adv

Facebook: dr.hertulio.adv

  • Publicações51
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações148
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contratos-imobiliarios-comerciais-parte-6/676490068

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Alagoas
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça de Alagoas TJ-AL - Recurso Inominado Cível: RI XXXXX-61.2022.8.02.0091 Maceió

Notíciashá 3 anos

Direitos e deveres no contrato de locação.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)