Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Controladoria-Geral da União demite engenheiro do Dnit

    há 12 anos

    O engenheiro Francisco Augusto Pereira Desideri, servidor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte Terrestre (Dnit), foi demitido, nesta terça-feira (14), ao final de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado pela Controladoria-Geral da União (CGU), para apurar os indícios de enriquecimento ilícito e outras irregularidades por ele praticadas.

    Assinada hoje pelo ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, a portaria relativa à demissão de Desideri será publicada na edição de amanhã (15) do Diário Oficial da União. O servidor praticou as irregularidades quando ocupava o cargo de gerente na Diretoria de Infraestrutura Terrestre do Dnit.

    Ao longo do PAD e da sindicância patrimonial que o antecedeu, o acusado não conseguiu explicar a movimentação financeira (sobretudo depósitos efetuados em sua conta) e o aumento patrimonial, incompatíveis com seus rendimentos. O enriquecimento ilícito viola o artigo 132 da Lei nº 8.112/1990, o estatuto do servidor público federal.

    As alegações apresentadas pelo acusado em sua defesa não eram compatíveis com as declarações por ele prestadas à Secretaria da Receita Federal nem com o resultado das investigações feitas pela área de inteligência da CGU.

    Além disso, o servidor exerceu, concomitantemente à sua função pública, a administração da empresa Cotrag Engenharia e Comércio Ltda., infringindo, dessa forma, também o inciso X do artigo 117 da Lei nº 8.112/1990.

    De acordo com a conclusão da sindicância patrimonial, instaurada em novembro de 2007, os indícios de enriquecimento ilícito ocorreram nos anos de 2001, 2003, 2004 e 2006. O PAD, recomendado pela comissão encarregada da sindicância patrimonial, foi instaurado em agosto de 2010.

    Outras apurações

    Instaurados pela CGU, outros 32 procedimentos disciplinares (entre sindicâncias e PADs), encontram-se em curso, para apuração de irregularidades no âmbito do Ministério dos Transportes, a grande maioria deles relacionados ao Dnit. Esses procedimentos envolvem, aproximadamente, uma centena de servidores.

    Assessoria de Comunicação Social

    • Publicações2241
    • Seguidores623424
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/controladoria-geral-da-uniao-demite-engenheiro-do-dnit/100071789

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 14 anos

    Ex-funcionário da Aneel acusado de receber propina não volta ao cargo

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 15 anos

    Mantida demissão de procurador federal que atuou com negligência no exercício da função

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 15 anos

    Demitido procurador da Fazenda Nacional por apropriação de dinheiro público

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)