Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Correção do FGTS: OAB estuda tema e pode mover processo coletivo

Publicado por Rui Mario
há 10 anos

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se debruçou na disputa sobre a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Contribuição (FGTS) pela inflação. Estuda se – e como – colocará o seu peso numa disputa que pode resultar, segundo as partes envolvidas, em reajustes de até 100% nos saldos de milhares de trabalhadores, num novo esqueleto bilionário para o Tesouro – fala-se em R$ 200 bilhões – e até mesmo numa disparada do juros do crédito imobiliário.

A disputa foi tema de reunião na última sexta-feira (31) entre o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e o presidente Comissão Especial de Defesa dos Credores Públicos, Marco Antonio Innocenti, que iniciará uma análise do tema nesta segunda-feira (3).

“O que nós vamos fazer é estudar essa questão do FGTS, se a OAB pode entrar e se seria o caso de a OAB propor alguma medida judicial de natureza coletiva”, afirma Innocenti, ao iG. “Há de fato um movimento muito grande que começa a ser criado agora em torno da propositura dessas ações. A gente vê aí que a cada dia aparece uma decisão de algum juiz de algum lugar do País concedendo essa correção, mas há aspectos que precisam ser pesquisados.”

A entidade está convencida da importância do tema, mas ainda não tem uma posição sobre o pedido de correção do FGTS pela inflação, em vez de pela Taxa Referencial (TR), como manda a legislação atual.

“É uma questão nacional, extremamente relevante, que tem impacto jurídico econômico muito significativo. Só não temos avaliação do mérito das questões", afirma.

Caso o conselho entenda que a troca de índices é devida, poderá apresentar uma ação direta de inconstitucionalidade – o que alçaria a discussão diretamente ao Supremo Tribunal Federal (STF), por onde ela deverá passar de qualquer forma– ou uma ação civil pública.

A OAB, entretanto, também poderia decidir apoiar algum processo que já estiver em curso. Além de sindicatos e associações, a Defensoria Pública da União (DPU) prepara uma ação coletiva para pedir a correção para todos os trabalhadores do País.

Innocente não descartou, também, a possibilidade de a OAB tomar alguma atitude contrária à correção, se avaliar que a aplicação da TR está adequada." Pode ser que sim, pode ser que não. "

A legislação prevê que o FGTS seja corrigido monetariamente pela Taxa Referencial (TR). Desde 1999, entretanto, esse índice tem perdido para a inflação. Em razão disso, 39,3 mil ações já foram movidas por trabalhadores, sindicatos e associações, para obrigar a Caixa Econômica Federal (CEF) – operadora do fundo – para pedir mudança na forma de atualização do fundo, de modo a refletir a evolução dos preços.

A OAB está indiretamente envolvida nessa avalanche, que ganhou corpo depois de Supremo Tribunal Federal (STF) declarar, numa ação movida pela entidade, que a TR não pode ser usada como índice de correção no caso dos precatórios – dívidas judiciais dos governos com a população.

Muitos advogados viram aí a possibilidade de aplicar o mesmo entendimento ao FGTS, já que a lei do fundo, ao mesmo tempo em que determina a aplicação da TR, dá direito a correção monetária. Para os favoráveis à mudança na forma de cálculo, isso significa o uso de um índice inflacionário.

O representante da OAB, entretanto, faz ressalvas a essa transposição.

“Não dá para aplicar, simplesmente, o mesmo raciocínio para dizer, por exemplo, que na caderneta de poupança você não pode aplicar a TR. Não posso dizer simplesmente que o FGTS não pode ser corrigido [pela TR] porque eles [os recursos do fundo] estão inseridos dentro de um sistema em que a TR também é usada para outras finalidades, com os contratos de mutuários do Sistema Financeiro da Habitação”, afirma Innocenti. “Coisas iguais merecem tratamentos iguais, coisas diferentes tem que ter tratamento diferente.”

Fonte: http://economia.ig.com.br/financas/2014-02-03/correção-do-fgts-oab-estuda-temaepode-mover-processo-coletivo.html

  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações272
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/correcao-do-fgts-oab-estuda-tema-e-pode-mover-processo-coletivo/112513812

Informações relacionadas

Rosane Monjardim, Advogado
Notíciashá 9 anos

Revisão do FGTS de 1999 a 2013: Saiba o que é necessário para dar entrada no processo.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)