Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

Cotas: Candidato terá que provar que é negro em concurso público

Processos de seleção federais terão comissão para verificar se a declaração de candidatos cotistas é verdadeira; medida afeta concursos já em andamento.

há 8 anos

Cotas Candidato ter que provar que negro em concurso pblico Os concursos públicos federais deverão verificar presencialmente se um candidato é negro, caso ele tenha se declarado assim para concorrer a vagas reservadas a cotas raciais. A medida faz parte de um conjunto de determinações contidas em uma portaria do Ministério do Planejamento publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a norma, mesmo os processos em andamento, mas que ainda não foram homologados, deverão se ajustar ao processo antes do resultado final.

A portaria regulamenta um item da lei 12.990, de 2014, que reserva 20% das vagas de concursos públicos da administração federal àqueles que se denominarem negros. Há nela um artigo que prevê que o concursando seja desclassificado, ou perca o cargo caso tenha sido empossado, caso seja verificada fraude, mas o texto não define a forma de verificação.

A regulamentação publicada nesta terça determina que os organizadores dos processos criem uma comissão, com cargos distribuídos igualmente por gênero, cor e, preferencialmente, por naturalidade. Os critérios usados por este grupo devem ser somente os “aspectos fenotípicos”, segundo o texto da norma que já está em vigor. Em biologia, o termo fenótipo é usado para se referir a características genéticas que sejam aparentes.

Fonte: Veja

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações112
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cotas-candidato-tera-que-provar-que-e-negro-em-concurso-publico/368824330

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se na Carta diz-se que todos são iguais perante a Lei, como criar uma que divide, que segrega, que categoriza o povo? Basta ver o caso dos irmãos gêmeos de Brasília e perceber que é só impossível afirmar quem é ou não negro. Mais ainda, como dizer que eles são mais negros que um outro em caso de disputa? A Lei prevê isto? Qual critério um juiz utiliza-rá para dizer quem será o beneficiário da prebenda estatal?

Agora vale a pergunta: Alguém pode ser recusado para uma vaga de emprego por ser negro SEM que isto configure crime ou só vale para beneficiar?

Muitos discursos e mimimi sobre direitos iguais (e são sim, afinal, ninguém à frente de um juiz, ninguém tem pena majorada ou minorada pela raça)... Mas na hora em que é IMPOSSÍVEL a pessoa ser prejudicada por qualquer razão que seja, no momento em que a única coisa que conta é a capacidade, habilidade, competência... Aí falam de que existe a raça e que deve ser usada para diferenciar e privilegiar. Pior, de forma altamente subjetiva. continuar lendo