Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Criança pode visitar pai em presídio

    há 12 anos

    A decisão seria fundamental para a ressocialização do preso, além de garantir o direito de convivência familiar entre ele e seu filho.

    A visita de filho a pai que cumpre pena em presídio é necessária para tutelar o direito fundamental ao contato familiar entre eles. Com esse entendimento unânime, os magistrados da 7ª Câmara Criminal do TJRS deram provimento a recurso para autorizar o menino a vê-lo em datas, horários e condições a serem estabelecidos pela Vara de Execuções Penais.

    Em 1ª instância, a juíza de Direito Vera Leticia de Vargas Stein, da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Novo Hamburgo, negou o pedido de autorização judicial de visita do garoto de 12 anos.

    O apenado, autor da ação, interpôs recurso, argumentando não haver nenhuma norma legal que proíba a visitação de crianças ou adolescentes. Disse ainda, que ver pessoas a quem está vinculado afetivamente o auxiliaria a se ressocializar e se inserir na vida social, tendo como base os princípios da dignidade humana e da humanização das penas, bem como amparo legal os arts. e 41, X, da Lei de Execução Penal.

    Para o relator, desembargador Carlos Alberto Etcheverry, o caso traz evidente conflito de direitos fundamentais: "Por um lado, o direito de convivência familiar (da criança), somado ao direito de apoio familiar como instrumento de ressocialização (do preso); por outro lado, temos a obrigação estatal de prevenir qualquer espécie de ameaça à integridade física ou psíquica do menor". Entretanto, segundo o magistrado, o que deve orientar a análise deste conflito é o princípio da proporcionalidade, através de seus subprincípios da necessidade, adequação e proporcionalidade em sentido estrito.

    Por fim, o julgador afirmou que, "talvez a melhor forma de proteger a criança seja autorizá-la a visitar seu pai; a decisão sobre a ida ou não a um local deplorável como o presídio vai depender do grau de interesse na visita. Por outro lado, a proteção ao menor também poderia ser alcançada com o investimento em locais menos insalubres, para o contato dos presos com menores e mesmo com outros familiares, de forma que a estes não fosse infligido o sofrimento de ver a forma indigna como o Estado trata as pessoas cuja liberdade é cerceada em favor da sociedade

    Agravo em Execução nº: 70049404122

    Fonte: TJRS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1021
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crianca-pode-visitar-pai-em-presidio/100125064

    Informações relacionadas

    Criança tem direito de visitar pai em presídio

    Fixada competência para análise de visitas a presos

    Artigoshá 8 anos

    Direito à convivência familiar e comunitária das crianças e dos adolescentes filhos de pais presos.

    Dr. José Sant'Ana Vieira., Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Regras para visita de presos em unidades prisionais

    Demilson Franco, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Pedido de Prisão Domiciliar - Presa Mãe de filho menor de 12 anos de acordo com decisão recente do STF.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)