Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Decreto presidencial garante vagas de emprego a presos e egressos do sistema prisional

    Presos e egressos do sistema prisional terão direito assegurado para trabalhar em empresas com contratos de serviço com o Poder Executivo, conforme decreto editado nesta terça-feira (24) pela Presidência da República. A medida será publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (25), e terá efeito imediato.

    Ampliar e facilitar a ressocialização de presos e egressos por meio da inserção no mercado de trabalho é o objetivo da medida, informam os ministros Raul Jungmann (Segurança Pública) e Gustavo Rocha (Direitos Humanos). "O sistema demanda uma política nacional de emprego voltada a presos e egressos”, afirmou Jungmann.

    Na avaliação deles, a medida também ajuda a quebrar a fidelização de presos e egressos a facções criminosas que atuam dentro dos presídios brasileiros. “A forma que temos de romper esse vínculo [das facções] é exatamente levar trabalho para os que estão lá e aos egressos do sistema prisional”, explicou Jungmann.
    Como funciona

    Segundo a Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional (Pnat), a regra será obrigatória para empresas com contrato de serviços por licitação em valores acima de R$ 330 mil com a administração pública federal. Neles, devem ser assegurados de 3% a 6% da mão de obra a presos ou egressos do sistema carcerário, a depender da proporção de trabalhadores necessário para executar o serviço.

    Presos em regime fechado, semiaberto, aberto e ainda aquelas que terminaram de cumprir sua pena terão direito às vagas. Além disso, o documento também permite que entidades, empresas privadas, e outras organizações fechem convênios com governos municipais e estaduais nos termos do Pnat.

    Leia o Decreto nº 9.450, de 24 de julho de 2018, publicado no DOU de 25 de julho de 2018

    Institui a Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional, voltada à ampliação e qualificação da oferta de vagas de trabalho, ao empreendedorismo e à formação profissional das pessoas presas e egressas do sistema prisional, e regulamenta o § 5º do art. 40 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o disposto no inciso XXI do caput do art. 37 da Constituição e institui normas para licitações e contratos da administração pública firmados pelo Poder Executivo federal.












    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 9ª Região

    Data da noticia: 27/07/2018

    • Publicações30288
    • Seguidores632635
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações276
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decreto-presidencial-garante-vagas-de-emprego-a-presos-e-egressos-do-sistema-prisional/605424635

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 6 anos

    Ministérios regulamentam trabalho de egressos do sistema prisional

    Alexandre Pontieri, Advogado
    Artigoshá 12 anos

    O trabalho do preso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)