- Estorno
- Direito de Arrependimento do Consumidor
- Direito Civil
- Direito do Consumidor
- Desvio Produtivo do Consumidor
- Desperdício do Tempo Útil e Desvio Produtivo do Consumidor Decorrente do Mau Atendimento do Fornecedor
- Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor
- Desvio Produtivo do Consumo
- Teoria da Perda do Tempo Útil
- 6.Desvio Produtivo
- Danos Morais e Perda do Tempo Útil
- Desvio Produtivo
- Aplicação da Teoria do Desvio Produtivo
- INCIDÊNCIA DA TEORIA DO DESVIO PRODUTIVO
Demora no estorno gera indenização por danos morais
C&A será obrigada a indenizar consumidora pela demora no estorno
A C&A deverá indenizar consumidora em R$ 4 mil reais pela demora no estorno
Uma consumidora fez compras no site da C&A porém não havia produto em estoque, tendo a loja que cancelar o pedido e reembolsar a consumidora.
Contudo, após muitas tentativas, a loja não efetuou o estorno no cartão da consumidora e somente após acionado o PROCON a empresa ressarciu a quantia paga.
Como a loja demorou meses para efetuar o reembolso e somente agiu após provocação do PROCON, a consumidora ingressou judicialmente pleiteando indenização por danos morais em razão do desvio produtivo.
Mas afinal, o que é desvio produtivo?
Desvio Produtivo é o nome dado a PERDA DE TEMPO ÚTIL DO CONSUMIDOR.
Assim, todo tempo desperdiçado pelo consumidor para solução de problemas gerados por maus fornecedores constitui dano e deve ser indenizado.
Para isso, salve essas dicas:
- Anote protocolos de ligações e atendimentos online;
- Sempre que possível, grave as ligações;
- Salve as trocas de e-mails e mensagens com a empresa;
- Prefira procurar atendimentos online ou por ligação para utilizar como elemento de prova;
- Caso tenha que ir presencialmente na empresa, tire fotos juntamente com um comprovante da data (ex. Jornal, extrato bancário, recibo);
-Em posse desses documentos, procure um advogado de sua confiança.
A perda de tempo útil do consumidor deve ser indenizada ainda com base na teoria do “punitive damages” ou “danos punitivos”, que significa aplicar uma sanção à empresa como forma de coibir a repetição do desrespeito ao consumidor.
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