Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024

Deputado propõe assegurar na Constituição direito à vida desde a concepção

Publicado por Câmara dos Deputados
há 8 anos

O objetivo é acabar com a discussão sobre a legalização e a descriminalização do aborto

O deputado Diego Garcia (PHS-PR) anunciou que pretende apresentar a chamada “PEC da Vida” - Proposta de Emenda à Constituição para assegurar o direito à vida desde a concepção. O objetivo, segundo ele, é acabar com a discussão sobre a legalização e descriminalização do aborto. Garcia participa do Seminário "Em defesa da vida e da família”, promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, atendendo a requerimento de sua autoria.

O presidente da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, Hermes Rodrigues Nery, demonstrou apoio à proposta. Na visão dele, o direito à vida é o principal entre todos os direitos humanos. Conforme Nery, organizações internacionais como Organização das Nações Unidas (ONU) e Fundação Ford têm uma agenda “contra a vida”, ao defender a legalização ao aborto. “Querem fazer o direito ao aborto um direito humano”, disse. Para ele, esse direito humano banaliza a vida. “É uma agenda destrutiva, de violência contra a vida”, opinou.

Nery acredita que a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher feita por essas organizações é um eufemismo para aborto. Ele acrescentou ainda que a “esmagadora maioria da população brasileira é contrária ao aborto”.

Frentes de atuação

O deputado Diego Garcia destacou também diferentes frentes de atuação, na Câmara, em defesa da vida e da família. Citou, por exemplo, a atuação da Frente Parlamentar de Doenças Raras - problema que atinge pelo menos 13 milhões de brasileiros, os quais têm que arcar com os custos de medicamentos caríssimos. “Eles só querem a chance de poder lutar pela vida”, salientou. “Milhares de famílias estão sem amparo”, completou.

Garcia também citou a aprovação de seu substitutivo ao Estatuto da Família (PL 6583/13) por comissão especial, o qual aguarda análise do Plenário. “Já existem no País inúmeras políticas públicas de proteção à família. Mas não existe uma lei que traga uma aplicação a esse princípio. O Estatuto da Família propicia isso.”

O parlamentar também salientou que faltam políticas públicas no Brasil para os dependentes de drogas. Segundo ele, na ausência do Estado, são as comunidades terapêuticas que dão suporte e amparo às famílias que sofrem o problema.

Embate

Para o deputado Eros Biondini (Pros-MG), existe um embate entre a cultura da vida e a cultura da morte, sendo que esta envolveria o uso de anticoncepcionais, o aborto, a legalização das drogas, o combate à família e a eutanásia, por exemplo. Já a cultura da vida, na sua visão, envolveria o planejamento familiar, a defesa da vida do embrião desde a concepção, a luta contras as drogas e a defesa da família, por exemplo.

Reportagem - Lara Haje

Edição - Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

  • Publicações97724
  • Seguidores268394
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações144
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-propoe-assegurar-na-constituicao-direito-a-vida-desde-a-concepcao/372039135

Informações relacionadas

Stanley Lindoso Viana, Estudante de Direito
Artigoshá 4 meses

O aborto sob a perspectiva dos Direitos Humanos.

Aborto em caso de gravidez decorrente de estupro

Thiago C Salomao, Advogado
Artigoshá 25 dias

Direito à Saúde.

Dra Jupiara Ramos, Advogado
Artigoshá 4 meses

O Direito à Saúde e a Ação de Autorização do Aborto

Justificando
Notíciashá 7 anos

A criminalização do aborto é inconstitucional

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)