Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Devo voltar ao trabalho enquanto aguardo o recurso do INSS?

ano passado

Essa é uma dúvida que muitos trabalhadores têm quando se deparam com a seguinte situação: esta cumprindo afastamento pelo INSS, mas o perito determina a volta ao trabalho, embora o trabalhador ainda sinta que não pode se esforçar devido a sua condição e entra com recurso perante o INSS para continuar afastando e recebendo o auxílio doença e fica a pergunta: devo voltar ao trabalho enquanto o INSS avalia meu recurso?

Se o benefício foi negado pelo INSS, o segurado deve voltar ao trabalho imediatamente. Pois, o empregador não pode demitir o trabalhador enquanto estiver usufruindo do benefício previdenciário. Porém, se não se apresentar à empresa comunicando sobre a decisão da Previdência, ou seja, que seu benefício foi negado, mesmo que não esteja em condições de assumir suas funções, poderá ser demitido por justa causa por se ausentar por mais de 30 dias sob alegação de abandono de emprego.

Por esta razão, é necessário realizar o pedido de recurso ao INSS. No entanto, não há consenso sobre o que a empresa deve fazer durante o período em que o empregado está recorrendo da decisão do INSS. Visto que a empresa já cumpriu sua obrigação de custear os primeiros 15 dias de afastamento, enquanto o restante deveria ser de responsabilidade da Previdência. Neste caso, é possível chegar a um acordo juntamente com a empresa para manter o afastamento do trabalhador enquanto busca o seu auxílio-doença tendo o seu salário pago pela mesma durante o processo do recurso ao INSS. Ou seja, o funcionário pode entrar com ação judicial contra o seu empregador para que a Justiça obrigue a empresa a efetuar o pagamento durante o tempo em que está resolvendo sua situação com o INSS.

Quanto tempo demora para sair a resposta do recurso do INSS?

O Conselho de Recursos da Previdência Social atualmente tem 85 dias para julgar e devolver o processo ao INSS. O prazo era menor, mas o órgão aumentou o número pelo alto volume de recursos. Mas quando esse prazo não é cumprido, o segurado tem o direito de realizar uma reclamação no site da Ouvidoria do INSS ou pelo telefone 135. O segurado também pode apelar judicialmente caso a espera pela resposta do recurso ultrapasse o prazo legal através do mandado de segurança.

Quer saber mais? Nos mande uma mensagem, temos uma equipe especializada para lhe atender.

Nós do Félix Brito Advogado estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções jurídicas práticas e seguras. Somos um escritório 100% digital, podendo romper as barreiras e atender todo o Brasil. Sempre buscaremos inovações para trazer bons resultados e satisfazer os clientes.

Me siga nas redes sociais para mais artigos como esse.

Instagram: @felixbrito_adv

LinkedIn: Félix Brito dos Santos Neto

Jusbrasil: Félix Brito Artigos

WhatsApp: (11) 95382-9819

Site: felixbritoadvogado.com.br

FONTE

https://advocaciacarrenho.com.br/entrei-com-recurso-no-insseagora-devo-voltar-ao-trabalho/#:~:text....

  • Sobre o autorAjudando você com seus direitos.
  • Publicações78
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6446
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/devo-voltar-ao-trabalho-enquanto-aguardo-o-recurso-do-inss/1753236314

Informações relacionadas

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 3 anos

Quem está aguardando julgamento do auxílio-doença pode trabalhar?

Marins Lourenco, Advogado
Artigoshá 5 anos

Posso trabalhar enquanto aguardo o resultado do auxílio doença?

Michael Pereira de Lira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido

Sinara Claudino, Advogado
Artigoshá 9 anos

Alta médica previdenciária no benefício de auxílio-doença e o retorno do empregado à empresa: um tortuoso caminho.

Thairine Pama, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

O que fazer quando o benefício é negado pelo INSS e o médico do trabalho não autoriza o seu retorno?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá boa tarde, uma dúvida. Fui desligado da empresa e após, descobrir uma lesão no ombro fruto de esforço repetitivo, fui operado e entrei com pedido de auxilio doença temporário, foi concedido por 90 dias e o mesmo foi cessado, porém no pedido de renovação foi negado e entrei com recurso ADM para reivindicar meus direitos. Poderia voltar a trabalhar em outra área que difere da minha habitual? Pois estou desde 04/2023 sem nenhum auxilio e preciso manter as contas e o sustento. E caso esteja trabalhando e saia a decisão do recurso favorável como proceder? desde já grato. continuar lendo

Bom dia tudo bem , meu benéfico foi cancelado recorri pelo INSS mesmo . Já mandei os documentos que precisava , estou aguardando resposta . Posso anexar documentos novos após já está aguardando resposta , do CRPS dês da data de 30/11/2023? continuar lendo