Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

DF é condenado a indenizar criança que sofreu danos após demora no parto

A mãe da criança precisou esperar mais de 12h para o parto e a demora, que não foi justificada, causou danos físicos e psicológicos permanentes no bebê

há 6 anos

Decisao do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou, na última sexta feira, o DF a indenizar com pensão vitalícia a criança que sofreu danos físicos e psicológicos permanentes por demora injustificada do parto. Em nota, o órgão declarou que a mãe precisou aguardar mais de 12 horas para o parto e que houve imperícia dos médicos.

Em 1ª Instância, o juiz substituto da 8ª Vara da Fazenda Pública decidiu que o valor do pagamento será de R$ 30 mil, enquanto a pensão, de um salário mínimo por mês. Segundo ele, o fato de os médicos constatarem a necessidade de realização de parto cesáreo, mas postergarem a cirurgia por outra alegadamente mais relevante, caracteriza a conduta estatal.

“O sofrimento fetal que gerou consequências irreversíveis ao autor materializam o dano causado e, o fato dos problemas de saúde atuais poderem ter sido evitados caso o parto fosse realizado no momento adequado, não tendo ocorrido por falta de médicos e sala, configuram o nexo causal entre a conduta e o dano", ressaltou o magistrado.

Após a decisao, o estado recorreu. Ainda assim, a A 5ª Turma Cível do TJDFT manteve a condenação, em decisão unânime, determinando que a vítima poderá fazer uso da pensão apenas quando completar 14 anos.

“Dessa forma, verifico que o termo inicial do pensionamento deve ser fixado aos 14 anos do apelado, a partir de quando é permitido o trabalho, na condição de aprendiz, conforme previsto no art. 7º, XXXIII da Constituição Federal”, afirmou o relator em seu voto.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.


Fonte: Correio Braziliense

  • Publicações799
  • Seguidores1425
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações558
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/df-e-condenado-a-indenizar-crianca-que-sofreu-danos-apos-demora-no-parto/603555582

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)