Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

Direito do Trabalho

Pagamento da remuneração das férias fora do prazo legal acarreta pagamento em dobro.

Publicado por Amanda Bonet
há 3 anos

O art. 145 da CLT determina que o pagamento da remuneração das férias, com acréscimo de 1/3, deve ser efetuado no prazo de até dois dias antes do início do respectivo período de gozo.

O objetivo da norma é proporcionar ao empregado a fruição das férias com recursos que viabilizem o proveito do período de descanso e lazer, o que se faz possível com o recebimento antecipado da remuneração das férias.

Portanto, não ocorrendo o pagamento da remuneração das férias acrescidas de 1/3 com antecedência – até dois dias antes do início do período de gozo –, resta frustrada a finalidade do instituto, ocasionando prejuízo ao empregado que independe de comprovação.

Diversas demandas reclamando o pagamento das férias fora do prazo legal levaram a Corte Superior Trabalhista (TST) a firmar o entendimento de que é devido o pagamento em dobro da remuneração das férias, incluído o terço constitucional, quando o empregador descumprir o prazo previsto no art. 145 da CLT (Súmula n. 450 do TST).

Insta destacar que aplica-se a penalidade – pagamento em dobro – ainda que as férias tenham sido usufruídas na época própria, sem observar, contudo, o pagamento antecipado que assegura o art. 145 da CLT.

Para mais informações contate um profissional de sua confiança.

  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações83
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-do-trabalho/1159422684

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso acontece com muita frequência, como o governo acabou com ministério do trabalho que fiscalizava, facilitou a vida daqueles que descumprem as leis trabalhistas, que tem que recorrer a justiça para fazerem valer seus direitos. continuar lendo

Olá ! me responde uma pergunta : esses 2 dias de que trata o art 145 clt é útil ou corrido ?
Entrei de férias no dia 11/10/2021 (segunda) e a empresa depositou no dia 08/10 (sexta).
Se enquadra nesse artigo ? continuar lendo