Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Direito Previdenciário:

Princípio da irredutibilidade dos benefícios. Entenda seus direitos!

Publicado por Camilla Moraes
há 8 anos

A prestação previdenciária tem caráter de contrapor o segurado quando este se encontrar em uma das situações elencada na legislação, isto é, no caso de doença, invalidade, idade avançada, a maternidade e a pensão por morte. Uma vez ocorrida uma destas situações, a entidade tem por obrigação prestar o benefício e serviços. O benefício é a prestação pecuniária paga ao segurado e dependentes.

Da mesma forma que o princípio da intangibilidade do salário dos empregados e do vencimento dos servidores do ramo do direito do trabalho, que o benefício legalmente concedido não pode ter seu valor nominal reduzido, portanto, seu valor real deve ser preservado em caráter permanente.

Dessa forma, os aposentados podem contar com uma boa notícia, eles não precisam ter medo de que seus benefícios sejam diminuídos. A Carta Magna impede qualquer retrocesso social, ou seja, a lei veda que ocorra o cancelamento ou a redução dos direitos que já foram conquistados.

  • Publicações2
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-previdenciario/397520903

Informações relacionadas

Heider Reis, Advogado
Artigoshá 7 meses

Você sabe o que é o direito previdenciário?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Conciliação no Direito Previdenciário: Instrumento de Acesso à Proteçãosocial

Luciana Souza, Advogado
Notíciashá 8 anos

Previdência Social - Parte I

Paulo Duarte, Advogado
Notíciashá 7 anos

Melhor Livro de Direito Previdenciário

Artigoshá 4 anos

Resumo Direito Administrativo

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boatarde..camilla queria uma orientação sua..meu irmão teve cancer na laringe..entrou no auxilio doença..depois de varias quimioterapia ..pediu aposentadoria por invalidez..só q agora q saiu..ele entrou com processo em 03/12/2012..ja faz 3 anos q ele faleceu..foi descoberta a doença em 30/03/2010..ele era solteiro morava comigo..somos 3 irmãos e 1 sobrinho..sera q nós temos o direito de receber do inss..o valor q tinham q pagar pra ele...entramos na jusiça federal..o numero do processo é 0000063.26.2012.4.036324..aguardo sua oientação..obg continuar lendo

Camilla queria saber sobre esse processo 0004345.05.2015.03.6324 esse era pensão da minha mãe q estavamos passando pra ele..porque quando descobrimos a doença a mãe estava viva..só q ele tbm não conseguiu receber demorou pra sair o beneficio..aguardo sua orientação continuar lendo