Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Distrito Federal é condenado pelo TJDFT a qualificar atuação como aluno aprendiz em Escola Técnica como tempo de serviço para fins previdenciários.

há 5 meses

O cliente, agente policial da Polícia Civil do Distrito Federal, buscando obter aumento no tempo de serviço contribuído, apresentou requerimento administrativo ao órgão responsável na PCDF para averbar o tempo em que frequentou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília como aluno-aprendiz, como tempo de contribuição para fins previdenciários.

Ao analisar a questão, contudo, a Polícia Civil do Distrito Federal indeferiu o requerimento, sob o fundamento de que não haveria previsão legal para seu aceite, alegando que a forma de remuneração, ainda que indireta, não provinha do orçamento público (União).

Dessa forma, o cliente não teve outra alternativa a não ser procurar representação jurídica para ajuizar uma ação ordinária de obrigação de fazer em face do Distrito Federal, requerendo a averbação do tempo em que frequentou o Colégio Agrícola (atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília) como tempo de serviço.

Foi alegado que, à época, os Estados e o Distrito Federal eram responsáveis por organizar os próprios sistemas de ensino médio e ensino técnico, tal como disposto em lei federal, razão pela qual a exigência invocada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e pela Polícia Civil do Distrito Federal se mostrava impossível.

Acrescentou-se que o cliente mantinha vínculo empregatício com a escola, percebendo da mesma remuneração indireta, na forma de alimentação, calçados, vestuários, atendimento médico/odontológico e moradia, custeados com verbas provenientes do Orçamento da União, como compensação pelas atividades laborativas exercidas pelo mesmo nos campos de culturas e criações da escola.

Com base nas informações narradas e na documentação, o MM. Juiz condenou o réu a averbar como tempo de serviço o período em que o autor atuou como aluno aprendiz no Colégio Agrícola de Brasília.

  • Sobre o autorAssessoria advocatícia jurídica, consultiva e extrajudicial
  • Publicações146
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/distrito-federal-e-condenado-pelo-tjdft-a-qualificar-atuacao-como-aluno-aprendiz-em-escola-tecnica-como-tempo-de-servico-para-fins-previdenciarios/2078850771

Informações relacionadas

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 5 meses

Empresa de construção que atrasou na entrega de imóvel é condenada a restituir valores pagos, além de multa contratual.

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 5 meses

Conselho profissional é condenado pela Seção Judiciária do DF a cancelar inscrição de servidora pública e anular débitos.

Jorge Alexandre Fagundes, Advogado
Notíciashá 5 meses

Combate a golpes telefônicos: Anatel estabelece novas diretrizes para números 0800

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 5 meses

Instituições financeiras são condenadas pelo TJDFT a limitar o valor dos descontos compulsórios decorridos de empréstimo ao percentual de 30% dos rendimentos.

Raimundo Ferreira, Advogado
Notíciashá 5 meses

Projeto de Lei estabelece multa para instituição financeira que fizer empréstimo sem autorização do beneficiário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)