Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

DNIT não pode contratar terceirizados para cargos com poder de fiscalização

há 8 anos

DNIT no pode contratar terceirizados para cargos com poder de fiscalizao


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) deve se abster de firmar ou prorrogar contratos de prestação de serviços que tenham como objeto a terceirização de cargos com poder de polícia, ou seja, que atuam diretamente na fiscalização em postos de pesagem de veículos com carga pelo país.

São eles: chefe de posto, chefe de equipe, emissor/operador de equipamento e fiscal de pista.

A decisão da Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) agora deverá ser cumprida imediatamente, como determinou, por meio de despacho, o presidente da Corte, desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, ao deferir a antecipação de tutela pedida pelo Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF). Em caso de descumprimento da decisão, será imposta multa diária ao DNIT de R$ 1 mil por trabalhador envolvido.

No pedido de antecipação de tutela, o Ministério Público do Trabalho juntou aos autos a Portaria nº 517, de 2016, do DNIT, na qual o diretor geral do órgão autoriza que sejam objeto de execução indireta, ou seja, de contratos terceirizados, os serviços acessórios, instrumentais ou complementares necessários à operação dos postos de pesagem de veículos. Para o presidente do TRT10, ficou evidente que a interpretação do Departamento sobre o Código de Trânsito Nacional é no sentido de que o dispositivo autorizaria a terceirização dos cargos em questão.

“Parece-me, portanto, razoável presumir que a intenção do réu seja firmar contratos de prestação de serviços dissonantes dos termos do julgado”, observou o desembargador Pedro Foltran ao se referir às determinações previstas no acórdão da Terceira Turma.

Processo nº 0000908-02.2013.5.10.001

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

  • Sobre o autorAdvogado e consultor jurídico
  • Publicações379
  • Seguidores-4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações300
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dnit-nao-pode-contratar-terceirizados-para-cargos-com-poder-de-fiscalizacao/353538757

Informações relacionadas

Município de Penápolis não pode terceirizar serviços de saúde; prefeito é condenado a pagar R$ 50 mil por danos à sociedade

Justiça do Trabalho considera ilegal terceirizações no DNIT

Ministério Público Federal
Notíciashá 12 anos

MPF/SE processa DNIT e empresa por terceirização irregular

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ainda não ví uma operação da Lava Jato com as empreiteiras no segmento de pavimentação e terraplanagem.Se futucar um pouco, verás um rombo igual á da Petrobrás.aliás, o DNIT que pertencia á cota do PR, um dos diretores saiu ileso até agora. continuar lendo