Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

É possível cumular na mesma execução de alimentos o pedido de penhora de valores com a prisão do devedor?

Leia a notícia abaixo para saber a resposta.

há 2 anos

Nesta terça-feira (30/08), o Superior Tribunal de Justiça tratou sobre a cumulação de coerção pessoal (prisão) do devedor de alimentos com a expropriação (penhora) de valores ou bens no mesmo procedimento.

Sabemos que a pensão alimentícia é uma das dívidas mais severas existentes em nosso ordenamento jurídico, possibilitando até mesmo a oposição de exceção à impenhorabilidade do bem de família em alguns casos. Ou seja, para satisfazer o crédito alimentar é possivel até mesmo penhorar o bem de família do devedor.

No processo julgado pela corte, uma credora de alimentos ajuizou o cumprimento de sentença para receber a pensão valendo-se de duas técnicas executivas: o pedido de prisão para a dívida recente (três últimos meses), e o requerimento de desconto em folha de pagamento para a dívida antiga.

No piso, foi julgado improcedente, sob o argumento de que a utilização das duas técnicas executórias representaria em cumulação de duas execuções, digo, de procedimentos distintos nos mesmos autos – o que é proibido pelo artigo 780 do Código de Processo Civil.

Segundo a relatoria do Ministro Luiz Felipe Salomão, o crédito alimentar tem natureza especial e atribui-se ao credor a possibilidade de escolher a melhor forma executória para a satisfação do crédito.

Salomão explicou que “não está havendo cumulação de ritos sobre o mesmo valor, mas sim de duas pretensões executivas distintas em um mesmo processo”.

O ministro salientou, portanto, que é sim possível cumular o pedido de prisão com o de penhora no mesmo procedimento executório, que a parte credora pode até mesmo utilizar-se do meio mais gravoso em contraste com o artigo 805 do Código de Processo Civil para a satisfação do crédito alimentar.

Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato conosco.

E não deixe de seguir o nosso perfil nas redes sociais @suaconsultajuridica para receber informativos semanais sobre os seus direitos.

Forte abraço a todos e fiquem com Deus!!!

  • Sobre o autorADVOCACIA ESPECIALIZADA EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES.
  • Publicações12
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações160
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-cumular-na-mesma-execucao-de-alimentos-o-pedido-de-penhora-de-valores-com-a-prisao-do-devedor/1631057289

Informações relacionadas

Modeloshá 4 anos

Modelo de Petição com Pedido de Levantamento de Depósitos Judiciais via Transferência Bancária

Wander Fernandes, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de Execução de Alimentos pelo rito da PENHORA (Cumprimento de Sentença)

Mateus Lôbo Silva, Advogado
Notíciashá 5 anos

Modelo de pedido de Alvará p/ levantamento de penhora c/c prosseguimento da Execução

Andrea Vieira, Advogado
Modeloshá 3 anos

Cumprimento de sentença (pelo rito da penhora) – execução de alimentos

Diéssica Brizola Pereira, Advogado
Modeloshá 2 anos

Petição Intermediária em Execução - Busca de bens

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)