Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Embargos de declaração contra decisão que nega seguimento a recurso especial- importante avanço na jusrisprudência do STJ

    Publicado por Direito Legal
    há 10 anos

    Aqueles que labutam na advocacia já se acostumaram às reiteradas decisões de negativa de seguimento a recurso especial ou extraordinário proferidas pelas presidências (ou vice-presidências) dos tribunais de justiça dos estados ou tribunais regionais federais. Usualmente, são decisões padrão, bem no estilo copia e cola (Ctrl C + Ctrl V), e que por sua total generalidade servem a qualquer caso. Tais decisões de negativa de seguimento são absolutamente lacônicas e ancoram-se, normalmente, em uma das seguintes fundamentações: (i) o recurso excepcional pretenderia rediscutir matéria de fato – todavia, não se aponta expressamente no decisum qual a questão fática a que se refere; (ii) o recurso não teria impugnado todos os fundamentos da decisão recorrida – não se indica, porém, qual fundamento teria sido deixado de lado pelo recorrente; (iii) a questão federal ou constitucional não estaria devidamente prequestionada – entretanto, não é mencionada qual a questão jurídica que, versada no recurso especial ou extraordinário, não teria sido objeto de análise pelo acórdão recorrido. Nesse cenário, resta aos advogados a inglória tarefa de interpor o recurso de agravo do artigo 544 do CPC, sem saber exatamente o motivo da inadmissão do apelo extremo, numa temerária atividade, a um só tempo, um tanto processual e um tanto mediúnica.

    Ante decisões de tal jaez, que de tão genéricas podem ser consideradas não fundamentadas, o remédio adequado seria o recurso de embargos de declaração, a fim de sanar a grave omissão de que padecem. Entretanto, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça orientava-se no sentido de não reconhecer a tais aclaratórios o efeito interruptivo previsto no artigo 538 do CPC, o que forçava a interposição, ainda que às cegas, do agravo do artigo 544 do diploma processual civil. Lógico que com esse entendimento o Superior Tribunal de Justiça, ainda que indiretamente, referendava as decisões padrão dos tribunais inferiores e chancelava a ilegalidade reinante.

    À partir do paradigmático julgamento, pela Corte Especial do STJ, dos Embargos de Divergência em Agravo em Recurso Especial nº 275.615-SP, essa lamentável situação parece que começa a ser remediada. Nesse precedente, de relatoria do Ministro ARI PARGENDLER, o STJ, reformulando entendimento anterior, reconheceu que a oposição de embargos de declaração contra decisão que nega seguimento a recurso especial tem o condão de interromper o prazo para o recurso de agravo do artigo 544 do CPC. Ao assim decidir, a Corte Especial assegura, a um só tempo, tanto o cabimento/adequação dos aclaratórios contra decisão que nega seguimento a recurso excepcional, quanto o efeito interruptivo do prazo que seu manejo acarreta.

    Além disso, o precedente assume importante função pedagógica, pois que não deixa de servir como alerta, às cortes estaduais e regionais federais, para a necessidade de maior zelo na análise da admissibilidade dos recursos excepcionais, notadamente quanto à fundamentação das decisões que neguem trânsito a tais irresignações.

    É bem verdade que esse novo entendimento pode causar um efeito preocupante: a proliferação de embargos de declaração contra decisões de inadmissão de recurso especial e extraordinário, muitos dos quais opostos com o objetivo de protelar o trânsito em julgado da decisão final. Caberá às cortes de origem, em casos tais, aplicar com cuidado, mas severamente, a pena do parágrafo único do artigo 538 do CPC. Todavia, mesmo essa consequência indesejada ainda parece melhor do que a manutenção do cenário atual.

    Vem, pois, em boa hora a decisão da Corte Especial do STJ, no julgamento dos Embargos de Divergência em Agravo em Recurso Especial nº 275.615-SP
    ***Artigo escrito por Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, advogado e Sócio do GMPR – Gonçalves, Macedo, Paiva & Rassi Advogados, Mestre em Direito pela PUC/GO. Professor Efetivo de Direito Processual Civil da PUC/GO e da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás.

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3202
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/embargos-de-declaracao-contra-decisao-que-nega-seguimento-a-recurso-especial-importante-avanco-na-jusrisprudencia-do-stj/138473326

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)