Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Empregado deve ser comunicado sobre período de férias com pelo menos 30 dias de antecedência


    Todo empregado tem direito ao gozo de um período de férias por ano. E para que o trabalhador possa se programar para usufruí-la, o empregador deve comunicar ao empregado com antecedência de, pelo menos, 30 dias, qual será o período reservado às férias dele, devendo o empregado dar recibo dessa comunicação. Já o pagamento das férias, com acréscimo de um terço, deve ser efetuado até dois dias antes do início do período de gozo (artigos 135 e 145 da CLT), mediante quitação do empregado.

    E foi justamente em razão da inobservância dessas determinações legais que o coordenador de uma empresa de consultoria pediu na Justiça do Trabalho o pagamento das férias em dobro. A empresa se defendeu, ao argumento de que a ausência do cumprimento desses prazos configura mera infração administrativa, incapaz de ensejar sanção em dinheiro em prol do trabalhador.

    Mas ao examinar a questão, a juíza Anaximandra Kátia Abreu Oliveira deu razão ao coordenador. Como explicou a magistrada, caso a empresa descumpra essas determinações, concedendo as férias ou efetuando o pagamento fora do prazo legal, ainda que as férias tenham sido gozadas em época própria, a parcela deve ser paga de forma dobrada. Nesse sentido, a OJ 386 do TST, invocada pela juíza, que refutou, assim, a configuração de mera infração administrativa suscitada pela empresa. Conforme observado pela juíza, a empresa não comprovou a comunicação da concessão de férias, revelando os contracheques que o pagamento foi quitado fora do prazo, quando já em curso o descanso anual.

    Por essas razões, a julgadora condenou a empresa ao pagamento da dobra das férias nos períodos aquisitivos de 2009/2010 e 2010/2011, acrescidas do terço constitucional. A empresa recorreu, mas o TRT mineiro manteve a decisão de origem, por unanimidade.


    PJe: Processo nº 0001361-88.2014.503.0184. Sentença em: 07/05/2015Para acessar a decisão, digite o número do processo em:
    https://pje.trt3.jus.br/consultaprocessual/pages/consultas/ConsultaProcessual.seam

    Esta notícia foi acessada 1 vezes.




    • Publicações8632
    • Seguidores631501
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4651
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-deve-ser-comunicado-sobre-periodo-de-ferias-com-pelo-menos-30-dias-de-antecedencia/348123220

    Informações relacionadas

    Ausência de comunicação de férias no prazo legal constitui infração administrativa e não gera pagamento em dobro

    Bem alienado pode ser penhorado para pagamento de dívida trabalhista

    Modelo pedido/aceite de rescisão por acordo - extinção do contrato de trabalho por comum acordo

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Empresa que avisa sobre férias em cima da hora deve pagar multa ao trabalhador

    Kenia Santos, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Qual o prazo para comunicar ao empregado sobre o início de suas férias?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)