Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Empregado doméstico recebe em dobro pelo trabalho em dias de repouso

    há 12 anos

    Inexiste qualquer dúvida legal de que os trabalhadores do setor passaram a ter o direito referente a estes dias, quando houver trabalho, sem folga para compensar.

    Um doméstico tem direito ao descanso em feriados civis e religiosos, bem como à remuneração em dobro quando trabalhar nesses dias sem folga compensatória. Esse foi o entendimento manifestado pela 5ª Turma do TRT3, ao julgar desfavoravelmente o recurso de um empregador que, embora não tenha negado que o empregado trabalhou durante todos os dias da semana, sem usufruir folga, prestando serviços, ainda, nos feriados, não concordou com a sentença que o condenou a pagar ao autor os dias de repouso semanal e feriados em dobro.

    A Lei nº 11.324/06, por meio de seu art. , tornou sem efeito a alínea "a"do art. da Lei 605/49, que trata do repouso semanal remunerado e do pagamento de salários para o trabalhador em feriados civis e religiosos. O art. , já revogado, excluía expressamente os empregados domésticos da abrangência da Lei nº 605/49. Nesse contexto, o direito referido no acórdão é válido a partir de 20 de julho de 2006, data em que a Lei nº 11.324/06 entrou em vigor.

    Segundo o reclamado, o trabalhador morava no local, atuando como caseiro, e, às vezes, saía durante o dia, para encontrar amigos, e só voltava à noite. Na sua visão, o reclamante não tem direito ao repouso semanal remunerado e feriados trabalhados, por ser doméstico.

    Segundo ponderou o juiz convocado Jessé Cláudio Franco de Alencar, relator do recurso, o parágrafo único do art. da Constituição da República assegurou aos trabalhadores domésticos o direito ao repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. Além disso, após a revogação do art. da Lei 605/49, não há mais qualquer dúvida de que os domésticos passaram a ter direito ao descanso em feriados e à remuneração em dobro nestes dias, quando houver trabalho, sem folga para compensar. Com esses fundamentos, a decisão de 1º grau foi mantida.

    Processo nº: 0000804-92.2011.5.03.0027 RO

    Fonte: TRT3

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-domestico-recebe-em-dobro-pelo-trabalho-em-dias-de-repouso/3183699

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)