Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empregador não é obrigado a pagar taxa a sindicato profissional com base em convenção coletiva

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    A 5ª Turma do TST considerou inválida a taxa a ser paga pelas empresas com o objetivo de remunerar sindicato profissional devido à sua participação em negociações coletivas. Assim, em decisão unânime, o colegiado deu provimento ao recurso de revista da Tecplast Indústria e Comércio de Fibras de Vidro para declarar a nulidade de cláusula de convenção coletiva nesse sentido.

    O relator do processo, ministro Emmanoel Pereira, esclareceu que o TRT-15 manteve a sentença que concluíra pela validade da cláusula coletiva que estipulou taxa de contribuição do sindicato patronal em favor do sindicato profissional, no caso, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Bauru e Região, por concluir que a taxa negocial foi objeto de negociação e concordância entre as partes, logo não havia afronta às normas legais.

    Contudo, no entendimento do relator, as contribuições para a manutenção das entidades sindicais têm natureza tributária e só podem ser instituídas por lei. Portanto, como argumentou a defesa da Tecplast, uma convenção coletiva não poderia criar taxa para o empregador a fim de custear atividades do sindicato profissional.

    Ainda segundo o ministro Emmanoel, a Constituição Federal, no artigo , IV, estabelece as formas de custeio da atividade sindical, e a CLT (artigo 579) prevê o pagamento da contribuição sindical por todos aqueles que participam de determinada categoria econômica ou profissional normas que não autorizam a cobrança de taxa de empregador em benefício do sindicato profissional.

    No mais, afirmou o relator, o objeto das convenções coletivas deve estar restrito às condições de trabalho aplicáveis às relações individuais de trabalho. Sem falar que o financiamento da atividade do sindicato profissional pelas empresas compromete a liberdade e autonomia da entidade na condução dos interesses dos trabalhadores.

    Por fim, o relator recomendou a declaração de nulidade da cláusula e julgou improcedente o pedido relativo ao pagamento da taxa convencional. (Proc. nº 41500-58.2005.15.0089 - com informações do TST).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3580
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregador-nao-e-obrigado-a-pagar-taxa-a-sindicato-profissional-com-base-em-convencao-coletiva/2274560

    Informações relacionadas

    Dene Mascarenhas Advogados, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Empresas não podem pagar contribuição negocial aos sindicatos da categoria profissional.

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 9 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Conflito de Competência: CC XXXXX-18.2015.8.21.7000 RS

    Klinsman de Castro, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    É necessário arcar com custas judiciais nas ações de Auxílio-Acidente?

    Ludmilla Oliveira, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo - Carta de oposição ao desconto das contribuições ao sindicato

    Nayanne Guedes da Fonseca, Advogado
    Artigosano passado

    Com o julgamento do STF, a contribuição aos sindicatos vai voltar a ser obrigatória?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)