Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa é condenada por dispensa discriminatória de funcionário com filho autista

    A 11ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região condenou a SICOOB CREDIGUAÇU por dispensa discriminatória

    Publicado por Sandra Mendes
    há 3 meses

    Em decisão recente, a 11ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região condenou a SICOOB CREDIGUAÇU por dispensa discriminatória em razão de gastos com plano de saúde.

    Houve o reconhecimento de retaliação do funcionário, por parte da empresa, em razão do aumento dos custos do plano de saúde relacionados ao tratamento do filho, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

    Não restou demonstrado ter havido uma reestruturação da empresa como causa para a demissão do funcionário, não tendo a empresa apresentado provas de motivo econômico, técnico ou disciplinar, conforme estabelecido nos artigos 818, II da CLT e 373, II, do C.TST.

    Documentos médicos apresentados no processo mostram que o autor solicitou sua inclusão no Plano de Saúde coletivo empresarial da UNIMED São Carlos desde 25/11/2019. Contudo, após alguns meses, o Plano passou a não atender às necessidades do filho do reclamante, levando-o a buscar o Poder Judiciário. A UNIMED São Carlos, então, passou a comunicar à reclamada SICOOB da situação pessoal entre o reclamante e aquela empresa solicitando providências para resolver a situação, sob pena de haver impacto negativo para todos os envolvidos.

    O relator, Dr. Orlando Amâncio Taveira considerou que “a dispensa discriminatória violou o artigo da Lei 9.029/95, que proíbe práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, especialmente por motivo de situação familiar ou deficiência”. Além disso, destacou “a importância da proteção integral à criança com deficiência, em conformidade com o artigo 227 da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA)”.

    Número do processo: 0010085-86.2021.5.15.0092

    Fonte: TRT 15

    • Publicações1
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-e-condenada-por-dispensa-discriminatoria-de-funcionario-com-filho-autista/2169519103

    Informações relacionadas

    Karoline Cavalcanti de Paula, Advogado
    Notíciashá 3 meses

    Justiça do Trabalho reintegra ao trabalho homem que pediu demissão durante quadro de depressão

    Rafael Lemos, Advogado
    Notíciashá 3 meses

    Estelionato sentimental: Anulada alteração em contrato social que incluía como sócia mulher vítima de fraude

    Elis Xavier, Advogado
    Notíciashá 3 meses

    Aluno de 15 anos usa inteligência artificial para criar fotos nuas de colegas

    Decisão da justiça a favor de uma mãe de criança com autismo, em relação à jornada de trabalho, abre precedente para outros casos

    STJ: A prisão preventiva não pode ser decretada apenas com base na falta de localização do réu.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)