Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Empréstimo consignado via contratação de cartão de crédito com reserva de margem – RCM: Pode ser considerado abusivo?

há 4 anos


Essa modalidade, permite que seja descontado dos rendimentos mensais do servidor público civil ou militar, aposentado e pensionistas, pagamento mensal de empréstimos e cartão de crédito.

Estabelece o § 5, do art. 6 da Lei 10.820/03: “Os descontos e as retenções mencionados no caput não poderão ultrapassar o limite de 35% (trinta e cinco por cento) do valor dos benefícios, sendo 5% (cinco por cento) destinados exclusivamente para:

I – a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito; ou

II – a utilização com a finalidade de saque por meio do cartão de crédito”.

O consumidor ao contratar essa modalidade, na maioria das vezes, pensa que se trata de empréstimo consignado tradicional, porém o empréstimo consignado via contratação de crédito com reserva de margem (RCM), o consumidor adquire uma dívida quase que impagáveis, diante de cláusulas ilegais e abusivas.

O fornecedor tem o dever a informação e transparência para com o consumidor, ou seja, deve prestar todas as informações acerca do produto e do serviço de forma clara e precisa, sendo inadmissível falhas ou omissões. Todavia, esse dever vem sendo violado por várias instituições financeira que impõe a contratação de empréstimo via cartão de crédito, com desconto no benefício do valor mínimo da fatura, porém esse valor não satisfaz nem os juros que estão sendo cobrados, de forma que essa dívida, apesar dos pagamentos mensais, nunca terá fim.

Outra questão, mesmo que o consumidor jamais tenha usado o cartão, mesmo assim serão enviadas faturas de cobranças de cartão de crédito com descontos que podem variar entre o saldo devedor da fatura até o limite da reserva de margem consignável (5% sobre o valor do benefício).

Tal conduta, gera sérios prejuízos financeiros ao consumidor, que é manipulado para tomar um empréstimo em modalidade diferente daquela que almejava e se vê forçado a pagar encargos exorbitantes e abusivos, sem que tenha autorizado tais descontos.

  • Sobre o autorAdvogados no estado do Pará
  • Publicações81
  • Seguidores34
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações261
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emprestimo-consignado-via-contratacao-de-cartao-de-credito-com-reserva-de-margem-rcm-pode-ser-considerado-abusivo/886465774

Informações relacionadas

Jairo do Nascimento Silva, Advogado
Modeloshá 2 anos

Impugnação emprestimo indevido

Amanda Sebaio, Estudante de Direito
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Ação de Adjudicação Compulsória

Contestação - TJSP - Ação Tutela de Urgência - Oposição

Rigonato e Amorim Advogados, Advogado
Notíciashá 2 anos

Bancos devem cessar descontos de cartão consignado não contratado

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 4 anos

Empréstimo Consignado contratado sem a minha permissão, o que fazer?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)