Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ex-funcionário de condomínio vai receber danos morais

    O juiz Gustavo Zago Rabelo, do Juizado Especial Cível da Comarca de Serra, condenou o Condomínio Residencial Civit – Setor A-2, a indenizar em R$ 2 mil por danos morais o seu ex-funcionário Benício de Oliveira da Rocha Tagarro, por ter exposto o nome do ex-colaborador ao estabelecer taxa extra a ser paga pelos condôminos em função de uma condenação em ação trabalhista.

    A sentença, elaborada pela juíza leiga Sara Beatriz de Freitas Barbosa Paiva e homologada pelo juiz togado Gustavo Rabelo, consta dos autos do processo 048120066047 e foi publicada no Diário da Justiça desta sexta-feira (30/11), quando começam a contar os prazos. De acordo com o exposto, o condomínio tem prazo de 15 dias para pagar a indenização, a partir do trânsito em julgado, sob pena de multa de 10% sobre o valor da condenação, nos termos do artigo 475-J, do Código de Processo Civil.

    Benício informou nos autos que celebrou acordo em ação trabalhista com o condomínio e que sofreu constrangimentos ao ter sue nome exposto na comunicação de cobrança de taxa extra. Em sua defesa, o condomínio alega que agiu de acordo com o que determina a lei, não tendo causado ao autor prejuízo de ordem moral.

    O magistrado, entretanto, não aceitou as ponderações do condomínio citando que o artigo 1.348, inc. III, do Código Civil,dispõe que é dever do síndico comunicar à assembléia a existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio, mas não exige que tal se dê de forma a veicular o nome do autor da ação por todo o condomínio.

    E, no caso em análise, considerou que o condomínio praticou ato abusivo, “que extrapolou seu direito de comunicação, ao fazer constar dos boletos de cobrança da taxa condominial o nome do autor da ação trabalhista, ainda mais sendo este um dos moradores do próprio condomínio”.

    Assessoria de Comunicação do TJES

    • Publicações2368
    • Seguidores369
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-funcionario-de-condominio-vai-receber-danos-morais/100216107

    Informações relacionadas

    Miguel Zaim, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Desrespeito aos funcionários pode trazer prejuízos ao condomínio

    Petição Inicial - TRT17 - Ação Reclamação Trabalhista - Rot - contra Impacto Condominios e Estado do Espirito Santo

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 5 anos

    Ações bizarras na Justiça rendem até R$ 100 mil: confira 4 casos inusitados de indenizações

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)