Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Execução de medida de segurança só pode ser iniciada quando a sentença transitar em julgado

    há 12 anos

    Não é possível que réu julgado inimputável cumpra medida de segurança imposta a ele antes do trânsito em julgado da sentença. O entendimento é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    No caso, o réu, acusado de homicídio qualificado, foi impronunciado pela juíza do tribunal do júri. Após recurso do Ministério Público estadual, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) impôs ao homem internação em hospital psiquiátrico por no mínimo dois anos, como medida de segurança.

    No STJ, a decisão do tribunal local foi anulada por falta de intimação pessoal do representante da Defensoria Pública para o julgamento do recurso. Porém, a Justiça paulista determinou novamente a internação e expediu ordem para que o réu fosse submetido desde logo a tratamento em caráter provisório.

    A defesa mais uma vez discordou da decisão do TJSP e o caso voltou ao STJ. Ela alegou que a determinação de internação imediata do réu não havia sido fundamentada e pediu sua libertação.

    Sanção penal

    A ministra Laurita Vaz, relatora do pedido, afirmou que a medida de segurança se insere no gênero sanção penal, assim como a pena. Porém, a relatora avaliou, com base em julgamento do Supremo Tribunal Federal, que não é cabível a execução provisória da medida de segurança como ocorre com a pena aplicada aos imputáveis.

    A ministra também lembrou o disposto no artigo 171 da Lei de Execucoes Penais: Transitada em julgado a sentença que aplicar medida de segurança, será ordenada a expedição de guia para a execução. Portanto, a internação só poderia ser iniciada após o esgotamento de recursos contra a sentença que determinou a medida.

    A Turma, de forma unânime, reconheceu o direito do réu de aguardar em liberdade o trânsito em julgado da sentença.

    • Publicações19150
    • Seguidores13391
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações268
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/execucao-de-medida-de-seguranca-so-pode-ser-iniciada-quando-a-sentenca-transitar-em-julgado/3132791

    Informações relacionadas

    Joao Gerbasi, Advogado
    Notíciashá 8 meses

    STF decide: não cabe ANPP em crimes raciais e injúria racial

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 9 anos

    Qual a diferença entre “mutatio libelli” e “emendatio libelli”?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Em que consiste a teoria da cooperação dolosamente distinta? - Marcelo Alonso

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    17. Execução das Medidas de Segurança

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 12 anos

    Quais são os pressupostos da medida de segurança? - Denise Cristina Mantovani Cera

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)