Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Exoneração de alimentos por maioridade não pode ser automática

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 19 anos

    A exoneração do pagamento de pensão alimentícia ao filho que atinge a maioridade não pode ser automática, e decisão nesse sentido autoriza a atuação do Ministério Público (MP) contra ela na função de fiscal da lei. O entendimento é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    A primeira instância, em ação de investigação de paternidade, indeferiu o pedido de exoneração de alimentos em razão da maioridade da autora. O recurso ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) foi provido para desonerar o pai da obrigação de prestar alimentos à filha que atingiu a maioridade civil, por entender suficiente o requerimento dele nesse sentido.

    Contra a decisão, o MPDFT recorreu ao STJ, sustentando a impossibilidade da exoneração automática da obrigação de pagamento de alimentos pela simples chegada da maioridade civil. Para o MPDFT, seria necessário o contraditório – ainda que de forma sumária – para que se desobrigasse o pai quanto aos alimentos devidos ao filho.

    O ministro Barros Monteiro, relator do caso, de início, reconheceu a legitimidade do MP para interpor o recurso especial, na qualidade de "custus legis", em pedido relativo a alimentos. Quanto ao mérito, o ministro entendeu que a exoneração da pensão alimentícia pela maioridade do filho não se dá de maneira automática.

    Para o relator, a decisão do TJDFT violou os artigos 1.694 e 1.695 do Código Civil de 2002 e conflita com a jurisprudência do STJ. Por essa razão, a Turma, por maioria, conheceu do recurso e deu provimento a ele, para propiciar ao alimentando a oportunidade de manifestar-se, nos próprios autos, sobre a pretensão do alimentante de exonerar-se da obrigação.

    Processo : REsp 682889

    • Publicações8583
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3798
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exoneracao-de-alimentos-por-maioridade-nao-pode-ser-automatica/6162

    Informações relacionadas

    Érico Olivieri, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Direito de família - Ação de exoneração de alimentos com pedido de tutela de urgência

    Wander Fernandes, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Ação de Exoneração de Alimentos de acordo com o NCPC

    Jino Hamani Bezzera Veras, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Exoneração de alimentos - Maioridade

    Wander Fernandes, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Exoneração Consensual de Alimentos

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Quais são as causas nas quais compete ao Ministério Público intervir? - Michele Melo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)