Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Garantida validade de decisão que impediu estudante de cursar simultaneamente dois cursos superiores em instituições públicas federais

    há 14 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça, decisão favorável em ação ajuizada por estudante contra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFET/GO), que em decisão administrativa o impediu de efetuar matrícula, já que era aluno de outro curso em instituição púbica federal. Ele queria assegurar o direito de matricular-se no curso de Tecnologia em Transporte Terrestre.

    O estudante foi aprovado em 12º lugar para o curso, porém não conseguiu efetuar sua matrícula porque estava cursando Ciências Biológicas, em modalidade à distância (EAD -FNDE - Consórcio Setentrional UFG/UEG). Dessa forma, acionou a Justiça alegando que a decisão administrativa seria inconstitucional, pois afrontaria o artigo 208 da Constituição Federal, que garante acesso a todos aos níveis mais elevados de educação.

    Em defesa do IFET, a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto ao IFET (PF/IFET) defenderam que a decisão encontra fundamento no princípio da universalização do atendimento escolar, disposta no artigo 205 e 214 da Constituição, que visa garantir a todos o acesso ao ensino superior gratuito, assegurando a máxima efetividade possível.

    As procuradorias afirmaram, ainda, que em se tratando de universidade pública, é razoável não admitir que um mesmo aluno se matricule em dois cursos simultaneamente, pois a procura de vagas em cursos superiores gratuitos é maior que a oferta.

    Diante do exposto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acolheu os argumentos da PF/IFET e da PRF1 não permitindo que o estudante cursasse dois cursos superiores simultaneamente.

    A PRF1 e a PF/IFET são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref: Agravo de Instrumento nº 473246920104010000/GO - TRF-1ª Região

    Gabriela Coutinho/Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/garantida-validade-de-decisao-que-impediu-estudante-de-cursar-simultaneamente-dois-cursos-superiores-em-instituicoes-publicas-federais/2438608

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)