Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Gilmar Mendes é acusado de crime de responsabilidade

Denúncia ao Senado cita Lei do Impeachment. Ministro do STF é peça-chave no atual jogo de forças em Brasília

Publicado por Cleide Azevedo
há 8 anos

Por André Barrocal

Gilmar Mendes acusado de crime de responsabilidade

O ministro Gilmar Mendes foi acusado formalmente perante o Senado de ter cometido crimes de responsabilidade previstos na mesma Lei do Impeachment usada contra Dilma (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi um ator político ativo na derrubada de Dilma Rousseff, ao participar de cafés da manhã com o então presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) e de almoços com o senador tucano José Serra. Agora virou vidraça. Foi acusado formalmente perante o Senado de ter cometido crimes de responsabilidade previstos na mesma Lei doImpeachment usada contra Dilma.

A denúncia atinge o magistrado em um momento em que ele se mostra de novo uma peça ativa em Brasília, em meio a um jogo de forças e de tentativas de acomodação. Tornou-se presidente da Segunda Turma do STF, uma das duas divisões do tribunal, aquela encarregada de tomar decisões sobre casos da Operação Lava Jato. E comanda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde poderá ser decidido o futuro de Michel Temer.

A acusação foi protocolada no Senado na terça-feira 13 por cinco juristas: Cláudio Fonteles, procurador-geral da República de 2003 e 2005; Wagner Gonçalves, ex-subprocurador-geral da República, e os professores de Direito Público Marcelo Neves (UnB), Gisele Cittadino (PUC-SP) e Antonio Gomes Moreira Maués (UFPA). Para eles, o magistrado violou a Lei do Impeachment, de 1950, e deveria ser destituído do cargo e proibido de exercer funções públicas por oito anos.

Segundo a lei de 1950, um ministro do STF comete crime de responsabilidade se “proferir julgamento quando, por lei, seja suspeito na causa”, “exercer atividade político-partidária”, “ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo” e “proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções”. A acusação lista várias situações que enquadraria Mendes nestes itens.

O ministro nunca se declara impedido de julgar causas no STF em que uma das partes é o advogado Rodrigo Mudrovitsch, seu advogado particular e seu funcionário no Instituto de Direito Público. Nem quando, em ações no TSE, uma das partes é o advogado Guilherme Pitta, da equipe do escritório de Advocacia de Sergio Bermudez, uma banca da qual a mulher de Mendes, Guiomar Feitosa, é sócia.

O magistrado teria sido “patentemente desidioso” ao sentar em cima por quase um ano de uma ação que, no STF, questionava a constitucionalidade de doações empresariais a campanhas políticas. Graças a um pedido de vistas durante o julgamento da ação pela corte, Mendes impediu uma decisão entre abril de 2014 e setembro de 2015. Ele defendia manter as doações feitas por empresas.

Ele teria agido de “modo incompatível” com o decoro do cargo várias vezes nos últimos tempos. Disse que a Lei da Ficha Limpa era obra de “bêbados”. Chamou de “cretinos” os defensores da legalização do uso em processos de prova ilícita desde que esta seja obtida de boa-fé, caso do juiz Sergio Moro.

Afirmou ainda que “não passa na prova dos 9 do jardim de infância do direito constitucional” o responsável por respaldar a votação, no Senado, da permissão para Dilma manter os direitos políticos apesar de ter sido cassada. Um recado para o ex-presidente do STF Ricardo Lewandowski, comandante da sessão do Senado.

O exercício de “atividades político-partidárias” teria ficado evidente, segundo a acusação, em diversas oportunidades. No julgamento da ação contra o financiamento empresarial de campanhas, Mendes apontou uma “conspirata” com o PT por parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), autora da ação. No dia 1 de agosto, Mendes ofereceu um jantar em sua casa, do qual participou Michel Temer e no qual foram discutidas estratégias de antecipação da votação do impeachment de Dilma.

Em 30 de junho, oferecera um café da manhã em sua residência a senadores como Renan Calheiros (AL), presidente do Congresso, e Romero Jucá (RR), presidente do PMDB, ambos investigados pela Operação Lava Jato. Na pauta, o financiamento de campanhas políticas – Mendes ainda sonha em ressuscitar as doações empresariais.

Calheiros será o responsável por examinar o pedido de impeachment contra Mendes, na qualidade de presidente do Senado. Dois pedidos, na verdade. Na mesma terça-feira 13, foi protocolado uma outra solicitação, por advogados de São Paulo e a enfatizar mais o comportamento político-partidário do ministro.

Calheiros chegou a ser sondado previamente sobre a receptividade aos pedidos de impeachment de Gilmar Mendes. Conversara com um senador do Nordeste a respeito. Com dez processos nas costas no STF, consta que o peemedebista teria sido curto e grosso: não aceitaria de jeito nenhum, pois dependia de Mendes para se salvar.

Em um ambiente de cafés, almoços e jantares entre investigados e julgadores, não surpreende.

Fonte: Carta Capital

  • Publicações532
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9987
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gilmar-mendes-e-acusado-de-crime-de-responsabilidade/385180762

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Art. 1º

Adao Rocha, Supervisor
Notíciashá 9 anos

Gilmar Mendes diz: Mensalão é 'pequenas causas' frente à Lava Jato

Studio Fiscal, Contador
Artigoshá 9 anos

Manutenção de Máquinas e Equipamentos – Requisitos para a geração de créditos de PIS/PASEP e COFINS

Shirlei Angelica Camilo Bezerra, Advogado
Modeloshá 2 anos

(modelo) Recurso de Multa de Trânsito

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pró memória! Origem do corona viruas: Deu corona virus na cabeça das autoridades do Brasil. STF derruba prisão em segunda instância e abre caminho para a liberdade de Lula
AFONSO BENITES 07/11/2019 - 13:03 BRST
Placar de 6 a 5 muda entendimento em vigor desde 2016. Decisão impacta situação de ex-presidente e outros 5.000 presos

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Gilmar Mendes e a Lava Jato: “Deu-se poder para gente muito chinfrim, mequetrefe”
Gilmar Mendes e a Lava Jato: “Deu-se poder para gente muito chinfrim, mequetrefe”
CARLA JIMÉNEZ REGIANE OLIVEIRA 28/10/2019 - 21:12 BRST
Em entrevista ao EL PAÍS, ministro do Supremo faz críticas ao que chama de abusos do Ministério Público e questiona se a operação que nasceu em Curitiba ainda é necessária. Ele promete liberar em novembro ação em que defesa de Lula pede a suspeição de Sergio Moro

CASO QUEIROZ
Gilmar Mendes atende Flávio Bolsonaro e reforça veto à investigação do escândalo Queiroz
Gilmar Mendes atende Flávio Bolsonaro e reforça veto à investigação do escândalo Queiroz
EL PAÍS 01/10/2019 - 09:08 BRT
Ministro acatou o argumento da defesa de que a investigação seguiu, mesmo depois de Toffoli bloquear o uso de informações obtidas pelo Coaf sem autorização judicial

As batalhas (e derrotas) que a Lava Jato deve enfrentar no STF até o fim do ano
As batalhas (e derrotas) que a Lava Jato deve enfrentar no STF até o fim do ano
AFONSO BENITES 29/09/2019 - 21:18 BRT
Força-tarefa vive semana de reveses, mas processos envolvendo a operação ainda estão longe do fim. Supremo deve julgar casos que tratam da condenação após segunda instância e pedido de suspeição de Sergio Moro nos próximos dois meses

STF reage a Janot usando controverso inquérito que investiga ‘fake news’
STF reage a Janot usando controverso inquérito que investiga ‘fake news’
RODOLFO BORGES TALITA BEDINELLI 27/09/2019 - 21:18 BRT
Um dia depois de o ex-procurador-geral da República revelar que pensou em matar o ministro Gilmar Mendes, Polícia Federal faz apreensão em sua casa. Mesmo processo já serviu para censurar revista e solicitar mensagens hackeadas

RODRIGO JANOT
Arroubo homicida de Janot se vira contra Lava Jato: “Combate à corrupção virou refém de fanáticos”
Arroubo homicida de Janot se vira contra Lava Jato: “Combate à corrupção virou refém de fanáticos”
DANIEL HAIDAR 27/09/2019 - 14:42 BRT
Ex-procurador-geral joga bomba na crise política brasileira com livro de memórias. Em entrevistas, revela: “Ia dar um tiro na cara de Gilmar [Mendes]”

O decano do STF que comia ‘junk food’
O decano do STF que comia ‘junk food’
RODOLFO BORGES 20/08/2019 - 22:01 BRT
Parece impossível ler 'Os Onze' sem buscar os detalhes da vida íntima dos ministros do Supremo, mas o livro de Felipe Recondo e Luiz Weber oferece bem mais do que isso

Dez medidas contra Dallagnol, o que pode afastar o procurador-chefe da Lava Jato
Dez medidas contra Dallagnol, o que pode afastar o procurador-chefe da Lava Jato
GIL ALESSI 08/08/2019 - 19:06 BRT
Pressão sobre procurador aumentou após reportagens com conteúdos de mensagens recebidas pelo ´The Intercept´ apontarem que ele tentou investigar o ministros do STF

Gilmar Mendes sobre Lava Jato: “É um quadro de desmando completo”
Gilmar Mendes sobre Lava Jato: “É um quadro de desmando completo”
EL PAÍS 06/08/2019 - 17:40 BRT
Após reportagem do EL PAÍS sobre os planos de procuradores de buscar na Suíça provas que ligariam o ministro a operador do PSDB, Mendes afirma que há “grave problema de gestão” no MPF

Lava Jato planejou buscar na Suíça provas contra Gilmar Mendes
Lava Jato planejou buscar na Suíça provas contra Gilmar Mendes
MARINA ROSSI REGIANE OLIVEIRA DANIEL HAIDAR PAULA BIANCHI 06/08/2019 - 13:31 BRT
Procuradores discutiram usar caso de Paulo Preto, operador do PSDB, para reunir munição contra ministro. Mensagens apontam o empenho da força-tarefa pelo impeachment do magistrado

Por que o EL PAÍS decidiu publicar as mensagens da Lava Jato vazadas ao ‘The Intercept’
Por que o EL PAÍS decidiu publicar as mensagens da Lava Jato vazadas ao ‘The Intercept’
EL PAÍS 06/08/2019 - 13:18 BRT
A investigação contra corrupção mais importante da história recente do Brasil merece ter o escrutínio da sociedade

STF dribla, por enquanto, o “ônus” de libertar Lula
STF dribla, por enquanto, o “ônus” de libertar Lula
FELIPE BETIM 26/06/2019 - 07:32 BRT
Na análise de Davi Tangerino, professor de Direito da FGV, Gilmar Mendes atuou para dividir a pressão de pautar julgamento. Holofotes seguem sobre o decano Celso de Mello

STF mantém Lula preso e adia análise de suspeitas sobre Sergio Moro
STF mantém Lula preso e adia análise de suspeitas sobre Sergio Moro
AFONSO BENITES 25/06/2019 - 19:34 BRT
Maioria dos ministros da segunda turma do Supremo rejeita proposta de Gilmar Mendes de colocar o ex-presidente em liberdade até que se vote suspeição do ex-juiz da Lava Jato

Segunda turma do STF rejeita pedidos para soltar Lula
Segunda turma do STF rejeita pedidos para soltar Lula
EL PAÍS 25/06/2019 - 15:22 BRT
Maioria da segunda turma do Supremo rejeita proposta de Gilmar Mendes de colocar o ex-presidente em liberdade até que se vote suspeição de Moro em um julgamento futuro

Gilmar Mendes libera pedido de habeas corpus de Lula para julgamento
Gilmar Mendes libera pedido de habeas corpus de Lula para julgamento
EL PAÍS 10/06/2019 - 23:30 BRT
Ministro do STF havia solicitado vista do pedido, que deve ser analisado nesta terça. Além disso, Gilmar libera julgamento neste mês o pedido de suspeição de Moro

Kajuru: “Lava Toga vai abrir a caixa-preta dos tribunais”
Kajuru: “Lava Toga vai abrir a caixa-preta dos tribunais”
BREILLER PIRES 20/03/2019 - 10:10 BRT
Rechaçando o rótulo de político folclórico, ex-apresentador leva ao Senado o perfil sem papas na língua e compra briga com Gilmar Mendes, a quem acusou de vender sentenças

O MAIS VISTO EM...
» Top 50
ESPANHAAMÉRICABRASILCATALUNHA
Baixa letalidade do coronavírus na Alemanha, três hipóteses sobre o fenômeno
O mapa do coronavírus: como aumentam os casos dia a dia no Brasil e no mundo
Assim evolui a curva do coronavírus no Brasil e no resto da América Latina
China abre a carteira para seduzir elites da América Latina
La baja letalidad del coronavirus en Alemania: una excepción que podría dejar de serlo
Las curvas del coronavirus en 50 países: así ha saltado desde Asia a Europa y Latinoamérica
Quanto tempo de exercício é necessário após passar um dia inteiro sentado?
Casos confirmados en España y en el mundo y claves para entender el coronavirus
Así evoluciona la curva del coronavirus en España y en cada autonomía
Así evoluciona la curva del coronavirus en Colombia, México, Chile, Brasil y el resto de Latinoamérica
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Maioria do STF apoia indulto de Temer, mas guerra de manobras bloqueia desfecho
Maioria do STF apoia indulto de Temer, mas guerra de manobras bloqueia desfecho
GIL ALESSI 29/11/2018 - 21:12 BRST
STF contraria Lava Jato e proíbe condução coercitiva para interrogatório
STF contraria Lava Jato e proíbe condução coercitiva para interrogatório
RODOLFO BORGES 14/06/2018 - 18:41 BRT

CORRUPÇÃO NO PSDB
Gilmar Mendes manda soltar Paulo Preto horas depois de novo pedido de prisão
Gilmar Mendes manda soltar Paulo Preto horas depois de novo pedido de prisão
EL PAÍS 30/05/2018 - 22:06 BRT
Decisão sobre Lula expõe volatilidade do STF e submete Lava Jato a incertezas
Decisão sobre Lula expõe volatilidade do STF e submete Lava Jato a incertezas
AFONSO BENITES 25/04/2018 - 20:32 BRT
Os silêncios de Rosa Weber em um Supremo ruidoso
Os silêncios de Rosa Weber em um Supremo ruidoso
JUAN ARIAS 13/04/2018 - 16:09 BRT
O JULGAMENTO DE LULA NO STF
Em contagem regressiva para ser presoVídeo
Em contagem regressiva para ser preso
AFONSO BENITES TALITA BEDINELLI GIL ALESSI MARINA ROSSI 05/04/2018 - 01:18 BRT
O JULGAMENTO DE LULA NO STF
Celso de Mello rebate Exército: “Insurgências de natureza pretoriana desrespeitam o poder civil”
Celso de Mello rebate Exército: “Insurgências de natureza pretoriana desrespeitam o poder civil”
EL PAÍS 04/04/2018 - 21:46 BRT

“Hoje é um dia trágico para a democracia e para o Brasil”, diz PT em nota oficial
“Hoje é um dia trágico para a democracia e para o Brasil”, diz PT em nota oficial
EL PAÍS 04/04/2018 - 09:14 BRT
O JULGAMENTO DE LULA NO STF
Cúpula do Exército se junta à pressão sobre o STF no dia D de Lula
Cúpula do Exército se junta à pressão sobre o STF no dia D de Lula
A. BENITES F. BETIM F. MARREIRO 04/04/2018 - 02:22 BRT
MICHAEL MOHALLEM | PROFESSOR DE DIREITO NA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - RIO
Mohallem: “Ao conceder habeas corpus, STF salva Lula, mas reforça a imagem de elitismo no sistema”
Mohallem: “Ao conceder habeas corpus, STF salva Lula, mas reforça a imagem de elitismo no sistema”
GIL ALESSI 25/03/2018 - 19:47 BRT
Por que Gilmar Mendes e o Supremo temem o clamor das ruas?
Por que Gilmar Mendes e o Supremo temem o clamor das ruas?
JUAN ARIAS 24/03/2018 - 18:18 BRT
STF julga pedido de habeas corpus de Lula em meio a clima tenso entre ministros
STF julga pedido de habeas corpus de Lula em meio a clima tenso entre ministros
AFONSO BENITES 21/03/2018 - 21:34 BRT

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Guerra no STF força juízo de ação que pode beneficiar Lula e réus na Lava Jato
Guerra no STF força juízo de ação que pode beneficiar Lula e réus na Lava Jato
AFONSO BENITES 20/03/2018 - 20:54 BRT
Gilmar Mendes, o Neymar do Supremo
Gilmar Mendes, o Neymar do Supremo
RODOLFO BORGES 12/03/2018 - 11:22 BRT
Gilmar Mendes e a síndrome de Estocolmo invertida
Gilmar Mendes e a síndrome de Estocolmo invertida
JUAN ARIAS 17/11/2017 - 16:31 BRST
A ironia bumerangue de Gilmar Mendes sobre o trabalho escravo
A ironia bumerangue de Gilmar Mendes sobre o trabalho escravo
JUAN ARIAS 23/10/2017 - 16:28 BRST
JOAQUIM FALCÃO | PROFESSOR DA FGV DIREITO RIO
“A Lava Jato é um vírus de uma nova justiça que pode se consolidar ou não”
“A Lava Jato é um vírus de uma nova justiça que pode se consolidar ou não”
FELIPE BETIM 16/09/2017 - 19:15 BRT
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
STF derruba pedido de Temer e mantém Janot à frente de investigações
STF derruba pedido de Temer e mantém Janot à frente de investigações
AFONSO BENITES 13/09/2017 - 15:51 BRT
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Limites da atuação de Gilmar Mendes em caso da Lava Jato estão na mesa do STF
Limites da atuação de Gilmar Mendes em caso da Lava Jato estão na mesa do STF
AFONSO BENITES 27/08/2017 - 18:24 BRT
Emparedado por delações, Temer faz ofensiva para tentar desmoralizar Janot
Emparedado por delações, Temer faz ofensiva para tentar desmoralizar Janot
AFONSO BENITES 08/08/2017 - 21:14 BRT
Aécio no Senado e Loures solto: por que voltou o medo de um ‘acordão’ contra a Lava Jato
Aécio no Senado e Loures solto: por que voltou o medo de um ‘acordão’ contra a Lava Jato
GIL ALESSI 04/07/2017 - 13:14 BRT
RODRIGO JANOT, PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
Janot: “Enquanto houver bambu, vai ter flecha. Até setembro estou na PGR”
Janot: “Enquanto houver bambu, vai ter flecha. Até setembro estou na PGR”
CARLA JIMÉNEZ 01/07/2017 - 14:59 BRT
Gilmar ironiza Janot: “Poderíamos pedir o perdão a Marcola e Beira Mar”
Gilmar ironiza Janot: “Poderíamos pedir o perdão a Marcola e Beira Mar”
GIL ALESSI 28/06/2017 - 19:25 BRT
No Brasil é assim:
No Brasil é assim:
LUIZ RUFFATO 14/06/2017 - 11:57 BRT
JULGAMENTO NO TSE
Herman Benjamin, o ministro tenaz que expôs as entranhas da Justiça
Herman Benjamin, o ministro tenaz que expôs as entranhas da Justiça
FELIPE BETIM 09/06/2017 - 20:41 BRT
JULGAMENTO NO TSE
O voto de Herman Benjamin pela cassação de Temer em dez frasesVídeo
O voto de Herman Benjamin pela cassação de Temer em dez frases
EL PAÍS 09/06/2017 - 15:49 BRT
JULGAMENTO NO TSE
Julgamento do TSE: o voto de cada ministro sobre a chapa Dilma-TemerVídeo
Julgamento do TSE: o voto de cada ministro sobre a chapa Dilma-Temer
EL PAÍS 09/06/2017 - 14:35 BRT
Quem são os juízes do TSE que decidem se cassam o mandato do presidente TemerFotos
Quem são os juízes do TSE que decidem se cassam o mandato do presidente Temer
EL PAÍS 09/06/2017 - 10:33 BRT
JULGAMENTO NO TSE
TSE salva Temer por quatro votos a trêsVídeo
TSE salva Temer por quatro votos a três
EL PAÍS 08/06/2017 - 08:19 BRT
JULGAMENTO NO TSE
“Cassar Temer seria algo inusitado, tão transformador quanto o mensalão”
“Cassar Temer seria algo inusitado, tão transformador quanto o mensalão”
FELIPE BETIM 06/06/2017 - 23:53 BRT
O julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE em imagensFotos
O julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE em imagens
06/06/2017 - 20:25 BRT
JULGAMENTO NO TSE
TSE pode estender julgamento da chapa Dilma-Temer até o fim de semanaVídeo
TSE pode estender julgamento da chapa Dilma-Temer até o fim de semana continuar lendo

Boquirroto não respeita e fala fora dos autos e ningué mais diz nada: ''PCpC, Partido pró Corrupção e Corruptos''.
Min. Gilmar, Ele não perde uma oportunidade quando é contra a lava jato e Sergio Moro. É uma 'psicose' ou paura mesmo?
=
Assim como mulheres derrubaram impérios na idade média, as epidemias também.
Jogavam seus conteúdos urinós, pinicos pelas manhãs nas ruas. Aqui nem isso fazem com a corrupção.
Quando se encontra um heroi as autoridades e instituições querem massacrá-los em prol dos vilões. Nós mercemos.
A falta de ética também! Na contra mão da contramão da ética. Quais políticos do petrolão já foi julgado e preso. Quais do mensalão estão presos?
Fogo amigo. Gilmar! Escudado pelo STF é fácil ficar jogando fogo na gasolina contra a lava jato e e Sergio Moro.
Porque tens medo de Moro? porque implicas com Moro. Porque ele fez o que nunca neste país desde o império ninguém nunca se incomodou com o lixo da corrupção e seus protetores legais? Deverias fundar um partido:
"O partido Pró Corrupção e se assumor de vez"! Não? Quando V. Excia. foi contra a corrupção e corruptos na vida? Os iguais se atraem? continuar lendo