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3 de Maio de 2024
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    Gol pode usar 0300 para atender clientes

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 21 anos

    O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, manteve decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) que garantiu à Gol Transportes Aéreos Ltda o direito de utilizar o serviço 0300 para atendimento de seus clientes. No entendimento do ministro, o uso pelo público do serviço oferecido por empresa privada, mesmo que de alto custo, não tem a magnitude de causar qualquer dano às finanças.

    Por meio de ação civil pública, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pede que a Gol seja obrigada a implantar um serviço gratuito 0800 ou um número de telefone fixo convencional para contato com os clientes que desejam obter informações de preços de passagens, horários de vôos e emissão de bilhetes. Concedida antecipação de tutela à Alerj, a medida foi reformada pelo TJ/RJ.

    A Gol disponibiliza a seus clientes a central 03007892121. O serviço é tarifado em R$ 0,29 por minuto, mais tributos. Este produto da Embratel se diferencia do sistema gratuito 0800 pelo pagamento da chamada que é feito pelo originador, com tarifa única nacional independente da distância, dia ou hora.

    O juiz José Carlos Maldonado de Carvalho, da 5ª Vara Empresarial da comarca do Rio de Janeiro, havia concedido antecipação de tutela ao Legislativo fluminense, com efeitos de determinar à Gol que substituísse o serviço 0300 por um número fixo ou por uma central de atendimento gratuito (0800). O juiz estabeleceu ainda uma multa diária de R$ 1 mil a ser paga pela empresa em caso de descumprimento da decisão. A medida, entretanto, só vigoraria no Estado do Rio de Janeiro.

    Mas a Gol conseguiu uma liminar no TJ/RJ que suspendeu os efeitos da antecipação de tutela. Ou seja, a empresa ficou desobrigado de instalar uma central gratuita ou um número fixo e pôde continuar atendendo sua clientela pelo 0300. Foi então que a Assembléia protocolou uma petição no STJ, com pedido ao ministro Nilson Naves de restauração da decisão de primeiro grau até julgamento de Recurso Especial contra o acórdão do TJ/RJ que favoreceu a companhia aérea.

    A Alerj alega que o serviço tarifado, utilizado pela Gol e outras empresas do ramo, causa grave lesão à economia pública porque onera brutalmente o consumidor que pretenda, por exemplo, apenas conhecer o valor de uma passagem aérea. A Comissão de Direitos do Consumidor da Assembléia Legislativa diz que o serviço 0300 sai dez vezes mais caro ao consumidor do que uma ligação para um número fixo.

    Pelos dados apresentados pela Alerj, a Telemar, concessionária de telefonia fixa que opera no Estado do Rio de Janeiro, cobra por ligação local R$ 0,11 por pulso de quatro minutos. O serviço telefônico fixo comutado com tarifa nacional, o chamado 0300, sai no mínimo R$ 1,08, sem contar os tributos, para quatro minutos de conversação.

    Além da medida contra a Gol, a Comissão de Direitos do Consumidor do Legislativo do Rio de Janeiro ajuizou ações contra a Varig, Transbrasil, Unimed, entre outras. Mas o caso da Gol é o único já apreciado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio.

    Em contestação aos argumentos da Assembléia, a Gol diz que oferece a seus clientes outras formas de acesso como um site na Internet ou a agências de turismo e balcões de atendimento em aeroportos. Além disso, a companhia também disponibiliza uma linha convencional através do número (11) 5186-3775. Dessa forma, segundo a empresa, o atendimento pelo 0300 seria um serviço adicional ao consumidor.

    A empresa ressalta que o serviço 0300 é objeto de contrato “típico e legal” com a Embratel. O serviço é fiscalizado e regulamentado pela Agência Nacional Reguladora dos serviços de telecomunicações (Anatel) em todo o território nacional. Como exemplo, a Gol cita a Receita Federal como usuária do sistema 0300 para comunicação com os contribuintes.

    Segundo a Gol, o serviço 0300 tem o intuito de maximizar a disponibilidade técnica para atendimento a clientes, via telefone, com pretensão de tratamento igualitário, já que a tarifa correspondente é única em todo o território nacional.

    A empresa argumenta que seria impossível criar uma central em cada município brasileiro. Logo, o consumidor teria de realizar uma ligação por discagem direta à distância (DDD), cujo custo é bem superior à tarifa do serviço 0300. A título de demonstração, a empresa cita as tarifas cobradas pela Embratel entre o Rio de Janeiro e São Paulo, que variam de R$ 0,21 a R$ 0,54.

    Para o ministro Nilson Naves, as questões referentes ao mérito da controvérsia devem ser debatidas nas vias ordinárias, e não por meio de pedido de suspensão de segurança, como é o caso. O presidente do STJ ressaltou que o pedido da Alerj tem como propósito substituir recurso para reformar a decisão do TJRJ que lhe foi desfavorável, o que seria incabível.

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    Olá, boa tarde!
    Quero deixar aqui registrado minha indignação sobre essa matéria. Cheguei até ela exatamente por tentar fazer uma reclamação nesse sentido.
    08.03.21 liguei no numero que tinha sido informada a ligar 0300115 2121, protocolo 210302019142 para cancelar minha reserva por conta da pandemia, depois de45 min a ligação caiu, dia seguinte 09.03.21 fiz 3 tentativas protocolos 210309013361, 210309014580, 210309015688, todos com duração de mais de 40 minutos ouvindo a musica eletrônica, consegui ser atendida depois de longa espera de quase 4 hs, resolvida minha situação... 04.04.21 hoje fui ver a conta do celular e quase cai de costas quando vi o valor da conta 3 vezes maior do que a habitual...liguei na Vivo protocolo 20217352775842 diz que a culpa é da Gol que passa o 0300, liguei na Gol protocolo 210404001498 que diz que isso é certo, e que a Vivo deveria ter orientação sobre esses números para o consumidor ... E agora ? O prejuízo fica pra mim como consumidora????? O que eu devo fazer. continuar lendo

    Acabou de acontecer algo semelhante comigo, mais de 70 minutos de ligação porque colocam a gente na musiquinha. É um absurdo essa cobrança, sendo que ficamos na espera e também ninguém avisa nada sobre isso. Meu plano é um pós-pago da Vivo que supostamente tem ligações ilimitadas para qualquer lugar do Brasil e agora a Vivo vem com essas exceções que nem são avisadas no momento da compra. Além disso, quem lê o contrato não entende do que se trata, fica parecendo que é apenas referente à contratação de serviços de sms, apps e afins. Revoltante isso! continuar lendo

    Perfeitos os comentários de Thiago Caldas e Joquebed ! Sou mais um consumidor que em pleno 2021 passou por tudo isso ! Notem que a notícia é de 18 anos atrás!
    A falta de consideração da empresa GOL e das operadoras de celular é realmente ofensiva , e lamentavelmente duradoura. continuar lendo

    O mesmo aconteceu comigo, é um descaso com o consumidor, além do tempo gasto somos penalizados financeiramente, pela incompetencia do serviço de telefone da GOL. Se fossemos realmente atendidos ainda ia, agora ficar mais de 30min numa ligação, não ser atendido e ainda pagar por isso realmente é uma piada. continuar lendo