Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024

Homem com visão monocular assegura na Justiça isenção de IR e restituição de valores já retidos

Juíza Federal do 3º JEF do RJ, concedeu isenção de IR a um homem com visão monocular. Além disso, a magistrada lhe assegurou a restituição dos valores já retidos

há 3 anos

Um homem ajuizou ação em desfavor da União e do INSS pedindo a isenção do IR, após receber resposta negativa da autarquia do referido pedido, mesmo sendo pessoa com cegueira monocular.

Ao apreciar o caso, a magistrada explicou que as leis que tratam das possibilidades de concessão da isenção do tributo - lei 8.541/92 e 7.713/88 - trazem a enfermidade que acomete a parte autora (cegueira) como uma causa de isenção de pagamento de imposto de renda por parte das pessoas físicas.

Para a juíza, resta mais do que comprovada a enfermidade do homem, havendo farto material probatório nesse sentido. Assim, julgou procedente o pedido de suspensão dos descontos referentes a imposto de renda na fonte dos proventos de aposentadoria da parte autora e condenou a União a restituir os valores que foram retidos a título de IRPF de fevereiro de 2018, data do laudo médico que comprova seu diagnóstico.

O processo transitou em julgado em setembro deste ano.

O escritório João Bosco Filho Advogados atuou no caso.

Veja a decisão.

Dúvidas e informações

Caso você tenha interesse ou precise de alguma ajuda jurídica sobre esse assunto, eu e minha esquipe estamos disponíveis e teremos prazer em lhe atender, através do QR Code ou link abaixo:

https://api.whatsapp.com/message/XIVMHCOO3YQPE1

Fonte: Migalhas

  • Sobre o autorNosso objetivo é trazer Justiça de modo acessível e descomplicado aos clientes.
  • Publicações51
  • Seguidores66
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações258
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-com-visao-monocular-assegura-na-justica-isencao-de-ir-e-restituicao-de-valores-ja-retidos/1139827287

Informações relacionadas

Alexandre Augusto Rocha Soares, Advogado
Artigoshá 4 anos

Trabalhadores da ativa com doença grave têm direito à isenção do Imposto de Renda retido na fonte

Laís Gasparotto Jalil , Advogado
Artigoshá 6 anos

Isenção de IRPF aos portadores de cegueira monocular

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 2 anos

Isenção de IPI para pessoas com deficiência volta a ser liberada; veja Lista de Condições Médicas

Petição Inicial - TRF01 - Ação de Isenção de Imposto de Renda Pessoa Física c/c com Restituição de Indébito com Pedido Liminar de Tutela de Evidência - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social e Uniao Federal

Thiago Souza, Advogado
Artigoshá 6 anos

As doenças que garantem desconto de até 30% na compra do carro zero

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)