Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Impenhorabilidade de poupança e conta corrente do devedor

    Publicado por Neuza Alves
    há 3 anos

    a 32ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que a impenhorabilidade da quantia de até 40 salários mínimos não abrange apenas aquela em caderneta de poupança, mas também em conta corrente, em fundos de investimento ou guardada em papel-moeda, em uma ação em que uma devedora fez o pedido para que fosse desbloqueado valores em sua conta corrente e da poupança. A penhora havia sido determinada pelo juiz de 1º grau.

    A devedora sustentou no TJ-SP, a impenhorabilidade dos valores, conforme o artigo 833, IV e X, do CPC. A tese foi acolhida pela turma julgadora. O relator destacou que a impenhorabilidade dos rendimentos foi instituída como forma de proteção à subsistência do devedor e de sua família.

    "No caso dos autos, a executada demonstrou que os valores bloqueados são oriundos do pagamento de salário decorrentes de contrato de trabalho, as quais, dado seu caráter remuneratório e alimentar, se inserem na hipótese de impenhorabilidade acima citada", afirmou.

    De acordo com o desembargador, não se pode considerar que o saldo teria perdido a natureza alimentar e se convertido em sobra ou excedente disponível, "mormente porque a mera transferência para conta corrente não tem o condão, por si só, de apagar sua origem salarial". Ele também citou precedentes do Superior Tribunal de Justiça.

    Dessa forma, Nishi afirmou que, comprovado que o saldo existente em conta corrente tem natureza salarial, e considerando ainda que o valor bloqueado ainda preservava natureza alimentar e não superava o limite de 40 salários mínimos, impõe-se o imediato desbloqueio da quantia e o reconhecimento da impenhorabilidade.

    "Outrossim, indiscutível a proteção dos valores constritos em conta poupança, que não ultrapassam o limite de 40 salários mínimos estabelecidos no inciso X do artigo 833 do CPC", completou. A decisão se deu por unanimidade.


    AOD Advocacia e Consultoria https://www.aod.adv.br/

    Fonte: TJSP

    • Sobre o autorAdvogada
    • Publicações88
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações245
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impenhorabilidade-de-poupanca-e-conta-corrente-do-devedor/1179230124

    Informações relacionadas

    Paula Becker, Advogado
    Modelosano passado

    Desbloqueio de valores até 40 salários mínimos - Pessoa Física

    Petição Inicial - TJSP - Ação Desbloqueio de Valores em Conta Corrente com Pedido Liminar - Cumprimento de Sentença

    Modelo de peça para desbloqueio de auxilio emergencial com tutela de urgência.

    Jucineia Prussak, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Sisbajud e a implementação da Teimosinha

    Camila Rodrigues de Matos, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Petição Inicial - Pedido de Aposentadoria Rural

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)