Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Imposto de Renda: 7 deduções que pouca gente conhece

Mensalidade da escola e gastos com consultas médicas são deduções conhecidas no Imposto de Renda, mas há algumas outras menos usadas, como cirurgias plásticas, massagens e dentaduras. Conheça a seguir algumas dessas deduções diferentes, que podem aumentar sua restituição a receber ou reduzir seu imposto a pagar.

Cirurgia plástica

As regras da Receita Federal permitem que o contribuinte deduza os gastos com cirurgia plástica "reparadora ou não". Ou seja: mesmo as cirurgias feitas com fins estéticos podem ser abatidas, sem limite de valor. Mas é preciso apresentar comprovantes dos valores gastos no hospital.

Marca-passo

É possível também deduzir o valor gasto com a compra e a colocação do marca-passo (aparelho que regula o funcionamento do coração). Para que isso seja possível, no entanto, o equipamento deve estar incluído na conta do hospital ou na conta emitida pelo médico.

Próteses dentárias

Despesas com próteses dentárias, como dentaduras, coroas e pontes, também podem ser deduzidas do Imposto de Renda, assim como o gasto com a colocação e a manutenção do aparelho dentário. As despesas, porém, precisam ser comprovadas em nota emitida pelo dentista. O mesmo vale para a compra do aparelho.

Massagista

Despesas com massagistas, enfermeiros e assistentes sociais podem ser deduzidas do Imposto de Renda desde que o contribuinte ou seu dependente tenha ficado internado e os gastos sejam incluídos na fatura emitida pelo hospital.

Cadeira de rodas

Gastos com a compra de cadeiras de rodas também podem ser deduzidos do Imposto de Renda, de acordo com as regras da Receita Federal. O valor deve ser informado na declaração como "despesa médica".

Calçado ortopédico

Calçados e palmilhas ortopédicos, assim como pernas e braços mecânicos, também podem ser deduzidos do Imposto de Renda. Devem ser informados como "despesas médicas".

Médico no exterior

Quem faz um tratamento ou uma cirurgia no exterior pode deduzir os gastos no Imposto de Renda, desde que tenha como comprová-los. As despesas com passagem e hospedagem, no entanto, não podem ser deduzidas.

Fonte: UOL.

  • Publicações1577
  • Seguidores31
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40036
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imposto-de-renda-7-deducoes-que-pouca-gente-conhece/113662879

Informações relacionadas

IR sem Erro
Artigoshá 4 anos

Saiba como declarar tratamento estético no IRPF!

Fernanda Favorito, Estudante de Direito
Notíciashá 10 anos

10 respostas às perguntas mais comuns sobre Imposto de Renda

Henrique Recktenvald, Advogado
Artigoshá 4 anos

Quais despesas médicas posso deduzir do Imposto de Renda?

Juarez de Jesus Filho, Advogado
Notíciashá 4 anos

Está Trabalhando em Home Office?Você pode abater despesas do seu Imposto de Renda

Natalia Franch Pimentel, Advogado
Artigoshá 3 anos

Se você trabalha em Home Office, você pode deduzir despesas domésticas do IRPF

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Desculpa, mais sou contra esse imposto, acho uma vergonha essa cobrança em cima de salário, nunca entendi porque salário é renda, quando os trabalhadores dão duro e o salário de fome não dá nem para viverem com dignidade, quando ganham um pouco melhor que nem é essa coisa toda já começa a incidência de imposto de renda e ainda na fonte, e mendigam um desconto quando os descontos não demonstram a realidade das despesas. continuar lendo

A Secretaria da Receita Federal deveria disponibilizar lista de gastos passivos de dedução no imposto de renda com mais transparência.
JusBrasil está atento, ainda bem. continuar lendo

Já conhecia algumas, mas outras lidas ampliou meu leque de conhecimentos nesta área.
JusBrasil é demais!!! continuar lendo

Se pode deduzir prótese,massagista,cirurgia plastica entre outros, deve ser acrescentado o caso de lentes de contato e óculos!! continuar lendo