Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Imposto

    especie tributária

    Publicado por Maria Shislene
    há 4 anos

    Imposto


    O imposto é uma prestação pecuniária devida ao poder público pelo desempenho de determinada atividade ou pela propriedade de determinados bens, cujos fatos são especificados como “fatos geradores”, podendo ser classificados em diretos e indiretos. Segundo Heidemann e Alievi (2014, p. 14)[1], o conceito de imposto consta no art. 16 do CTN e no art. 145, I, da CF/88:

    Art. 16, CTN. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

    Art. 145, CF/88.

    I- A União, os Estados, o Distrito Federal, e os municípios poderão instituir os seguintes tributos:

    I – impostos [...].

    A doutrina, segundo Luiz Felipe Silveira Difini (2005, p. 29-30)[2], classifica os impostos em diretos e indiretos. Os impostos classificados como diretos são aqueles cujo encargo tributário é da pessoa que efetuou o fato, possuindo como fato gerador uma situação permanente, não podendo transferir o ônus para um terceiro, tendo como hipótese de incidência uma situação patrimonial. Já os impostos indiretos são aqueles que passam por alguma situação instantânea, e ocorrem independente da situação patrimonial do sujeito passivo, sendo o ônus financeiro transferido ao consumidor final.

    Na visão de Eduardo Sabbag (2015, p. 440)[3],

    O imposto direto é aquele que não repercute, uma vez que a carga econômica é suportada pelo contribuinte, ou seja, por aquele que deu ensejo

    ao fato imponível, exemplos: IR, IPTU, IPVA ITBI, ITCMD etc., e o imposto indireto é aquele cujo ônus tributário repercute em terceira pessoa,

    não sendo assumido pelo realizador do fato gerador. Vale dizer que no âmbito do imposto indireto, transfere-se o ônus para o contribuinte de fato, não se onerando o contribuinte de direito.


    • Publicações12
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imposto/829038192

    Informações relacionadas

    Antonio Felipe de Souza, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Direito Tributário

    Ângela Mendes Leal, Estudante de Direito
    Notíciashá 8 anos

    Direito Tributário: destinação das taxas

    Josane Egídio da Silva, Gerente de Comercialização, Marketing e Comunicação
    Notíciashá 5 anos

    Imposto de renda

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo I. Disposições Gerais

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo 1. Incidência do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas. Fato Gerador. Base de Cálculo. Alíquotas. Imunidades, Isenções e Não Incidência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)