Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Imputação falsa de paternidade

Violação ao direito de personalidade

Publicado por Ana Beatriz Saraiva
há 8 anos

Imputao falsa de paternidade

A imputação falsa de paternidade biológica é passível de reparação por dano moral.

O autor, em ação negatória de paternidade, descobriu que não é o pai biológico do menor registrado como seu filho há mais de onze anos. Por isso, ajuizou ação contra a genitora da criança com vistas ao recebimento de indenização por danos morais. Na peça inicial, relatou que, após breve relacionamento amoroso, foi informado da gravidez e da paternidade, pois teria sido o único homem com o qual a mulher teve relações sexuais no possível período da fecundação.

O autor esclareceu que, apesar de ter pedido várias vezes o exame de DNA, a mãe do menor sempre colocou obstáculos à realização do procedimento. Também ressaltou que, em virtude da falta de recursos para arcar com a pensão, quase foi preso em ação de alimentos e sofreu constrangimentos por parte dos familiares da criança, que o apontavam como trapaceiro e mau caráter.

O Juiz de Primeiro Grau julgou a ação procedente e condenou a ré ao pagamento de R$ 4.000,00. Em Segunda Instância, os Desembargadores confirmaram que a genitora, ao omitir a ocorrência de relações sexuais com o pai biológico da criança e imputar falsamente ao apelado a paternidade do menor, praticou ato ilícito passível de reparação. Para os Julgadores, a descoberta tão tardia da verdade pelo apelado gerou angústia e humilhação suficientes para configurar ofensa aos direitos da personalidade.

Desse modo, a Turma negou provimento ao recurso, para manter a condenação por danos morais.

Acórdão n. 940487, 20130111344964APC, Relator Des. HECTOR VALVERDE SANTANNA, 5ª TURMA CÍVEL, Data de Julgamento: 11/5/2016, Publicado no DJe: 17/5/2016, p. 234/239.

  • Publicações51
  • Seguidores275
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1750
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imputacao-falsa-de-paternidade/390847152

Informações relacionadas

Estevan Facure, Advogado
Artigoshá 7 anos

“Reconheci a paternidade de um filho que não é meu, mas me arrependi. E agora?”

Camila Guerra, Advogado
Notíciashá 3 anos

Pai socioafetivo deve ser mantido em registro e prestar alimentos à filha mesmo após descobrir inexistência de vínculo biológico

Haroldo Gushiken, Advogado
Notíciashá 6 anos

Mulher indenizará ex-marido por mentir sobre paternidade do filho

Brenda Félix, Advogado
Notíciashá 4 anos

Mulher deve indenizar ex-companheiro por falsa atribuição de paternidade

Lorena Falci, Estudante de Direito
Artigoshá 4 meses

Equiparação da União Estável ao Casamento para fins sucessórios:

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)