Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Incide imposto de renda sobre verba paga em rescisão imotivada de contrato de trabalho

    há 15 anos

    A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou, conforme o rito do recurso repetitivo (Lei n. 11.672/2008), processo que questionava a incidência ou não de imposto de renda sobre verba paga na ocasião da rescisão unilateral do contrato de trabalho por liberalidade do empregador, sem obrigatoriedade expressa em lei, convenção ou acordo coletivo.

    A Seção, seguindo o voto do relator, ministro Mauro Campbell Marques, firmou a tese de que as verbas concedidas ao empregado por mera liberalidade do empregador quando da rescisão unilateral de seu contrato de trabalho implicam acréscimo patrimonial por não possuírem caráter indenizatório, sujeitando-se, assim, à incidência do imposto de renda.

    No caso, a Fazenda Nacional recorreu de decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) que afastou a incidência do imposto de renda sobre verba paga a título de mera liberalidade do empregador em razão da demissão sem justa causa. As verbas pagas em razão da rescisão imotivada de contrato de trabalho não estão sujeitas ao imposto de renda, porque possuem natureza de indenização pela perda do vínculo laboral, decidiu.

    Inconformada, a Fazenda recorreu ao STJ defendendo a incidência do imposto de renda sobre a verba. Argumentou que a única indenização propriamente dita devida por ocasião da rescisão do contrato de trabalho e garantida por lei é a indenização prevista nos artigos de 477 a 499 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a qual foi substituída, após a Constituição Federal de 1988, pelo regime do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

    Ao decidir, o relator destacou que tanto a decisão do TRF 1 quanto a sentença são claros ao estabelecer que houve demissão sem justa causa dos trabalhadores e foi somada à verba oriunda dessa rescisão uma verba outra em razão do tempo de serviço do empregado e de sua idade.

    Acertadamente, a verba paga por liberalidade na rescisão do contrato de trabalho é aquela que, nos casos em que ocorre a demissão com ou sem justa causa, é paga sem decorrer de imposição de nenhuma fonte normativa prévia ao ato de dispensa (incluindo-se aí Programas de Demissão Voluntária e acordos coletivos), dependendo apenas da vontade do empregador e excedendo as indenizações legalmente constituídas, assinalou o ministro.

    Segundo o ministro, ao concluir que o imposto de renda não incide sobre a referida verba paga por liberalidade do empregador, o TRF1 distanciou-se da orientação jurisprudencial do STJ.

    Leia mais:

    Há incidência da Cofins em operações de locação de bens móveis

    STJ unifica entendimento sobre aplicação dos expurgos no cálculo da correção dos saldos de contas vinculadas do FGTS

    Aquisição de material intermediário pela indústria não gera crédito de IPI

    STJ admite interpretação extensiva dos serviços bancários constantes da lista anexa à LC 116/03

    Incide ICMS sobre vendas a prazo sem intermediação de instituição financeira

    • Publicações19150
    • Seguidores13364
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incide-imposto-de-renda-sobre-verba-paga-em-rescisao-imotivada-de-contrato-de-trabalho/1923473

    Informações relacionadas

    Bento Jr. Advogados, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Ressarcimento dos 27,5% de IRRF descontado da Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT.

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 15 anos

    Férias e seu 1/3 estão isentos de IR em caso de rescisão de contrato de trabalho

    Estefania Ianca, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O que pode descontar na rescisão contratual trabalhista?

    Espaço Vital
    Notíciashá 15 anos

    Incidência, ou não, de Imposto de Renda em rescisão de contrato de trabalho

    BSR Advogados   Associados          , Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Réplica à Contestação Trabalhista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)