Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Indeferimento de plano

    há 13 anos

    Exame da OAB 2010.3

    Resolução da Questão 26 de Direito Processual Civil - Caderno Amarelo

    A sentença liminar, acrescida à legislação processual civil por meio da Lei 11.277/06, assegura ao juiz a possibilidade de dispensar a citação e proferir desde logo sentença, nas hipóteses em que o juízo já tenha proferido sentença de total improcedência em casos idênticos. Considerando tal instituto jurídico, assinale a alternativa correta.

    A) Será facultado ao autor agravar da sentença, caso em que o réu será intimado para oferecer contrarrazões.

    B) Interposto o recurso de apelação contra a sentença liminar, o juiz poderá exercer juízo de retratação no prazo de cinco dias.

    C) É cabível a sentença liminar quando a matéria controvertida for de fato e de direito e guardar identidade com outros casos anteriormente julgados pelo juízo.

    D) Proferida sentença liminar, o réu somente será citado a responder à ação em caso de provimento de eventual recurso.

    NOTAS DA REDAÇAO

    O juiz, diante de algumas situações poderá tomar três condutas para decidir uma demanda, vejamos a) extinguir o processo com julgamento do mérito (cf. art. 269 e incisos do CPC) ou b) julgar o processo sem a resolução de mérito (cf. art. 267 e incisos do CPC) e indeferir uma inicial de plano (cf. art. 285-A do CPC). A sentença que enfrentar o mérito é chamada de definitiva enquanto a que põe fim ao processo sem o julgamento do mérito é chamada de terminativa. No caso em tela o recurso cabível será o de apelação, tendo em vista o ato impugnado, qual seja a sentença. Outro fato importante de se consignar é o fato de que essa sentença prolatada pelo juiz é uma sentença de mérito.

    Por algum tempo havia um problema em relação à conceituação de sentença, pois diziam que a sentença era o ato que punha fim a um processo, portanto doutrinariamente tal definição é inapropriada, pois o processo em razão do sincretismo não termina com a sentença, pois além da sentença teremos a fase de cumprimento dela, da qual teremos a execução: liquidação, as formas de expropriação entre outros atos que se desenrolam nesta fase.

    Assim sendo adentramos ao cerne da questão que é o indeferimento de plano, a matéria é recente e está prevista no artigo 285-A do Código de Processo Civil. Ocorrerá na situação em que o autor ingressar com uma demanda e naquele juízo já houver julgado um litígio do mesmo tipo, porém para que isso ocorra necessário verificar alguns aspectos, quais sejam, que a sentença seja de total improcedência para o autor (porque neste caso o réu não terá nenhum prejuízo); que naquele juízo tenha havido julgamento de ação idêntica para servir de fundamento a esta, cumpre salientar que necessariamente esta ação com os mesmos fundamentos seja daquele juízo em que o juiz exerce sua jurisdição, v.g. se o processo tramita na 14ª Vara Cível do Fórum Central, não poderá haver uma sentença da 18ª Vara Cível como paradigma e o último dos requisitos é que, necessariamente, a matéria discutida seja de Direito e não de fato, pois de fatos o réu deverá defender-se pelos meios de provas e se eventualmente o réu não tiver oportunidade para tal haverá afronta a princípios constitucionais como o da ampla defesa e contraditório, portanto tratando-se de matéria de direito o autor terá condições de demonstrar o pleito através de documentos.

    Por fim, como previsto no parágrafo 1º do artigo 285 - A, o autor terá condições de apelar da decisão e neste caso o juiz poderá se retratar em 5 (cinco) dias e a ação seguirá normalmente, e caso o juiz decida em mantê-la o réu será citado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 dias.

    Fonte :

    GONÇALVES; Marcos Vinícius Rios. Novo curso de direito processual civil . 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2009. V.2.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876110
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3564
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indeferimento-de-plano/2651022

    Informações relacionadas

    Éricles Saldanha, Estudante de Direito
    Modeloshá 3 anos

    Contestação

    Tribunal Superior do Trabalho
    Súmulahá 54 anos

    Súmula n. 386 do TST

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Título V. Do Valor da Causa

    Fernando Freitas, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Recurso não é “continue”, a necessidade da dialeticidade recursal.

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal de Justiça do Ceará TJ-CE - Habeas Corpus Criminal: HC XXXXX-61.2023.8.06.0000 Caucaia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)