Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

INSS negou o auxílio-doença? ou o pedido continua em ANÁLISE?

Saiba o que fazer

Publicado por Daiana Schuck
há 4 anos


O INSS liberou a função para enviar o atestado médico pelo MEU INSS, documento exigido pela Lei nº 13.982/2020, regulamentada pela Portaria nº 9.381/2020 para fins da concessão do benefício de auxílio-doença durante o período de 3 (três) meses, no valor de R$ 1.045,00 (salário-mínimo) durante a pandemia.

Todavia, muitos segurados do INSS que solicitaram o auxílio-doença e/ou antecipação do auxílio-doença, mesmo tendo apresentado todos os documentos (no caso o atestado médico), continuam com o pedido EM ANÁLISE ou NO PIOR DOS CASOS O PEDIDO FOI NEGADO, saiba o que é possível fazer nestes casos?

SITUAÇÃO 1: Demora na análise do pedido do auxílio-doença com documento médico:


O segurado pode aceitar a demora e aguardar o resultado do INSS.

Ou pode procurar um profissional habilitado na área, advogado previdenciário e verificar a possibilidade de ingressar com processo judicial, opção que oferece maiores benefícios, pois o perito judicial poderá ser especialista na doença. Bem como, poderá ser solicitado uma liminar/tutela de urgência para implantação imediata do benefício se for o caso.

SITUAÇÃO 2: Pedido do auxílio-doença foi negado.

O atestado (ENVIADO PELO MEU INSS) precisa cumprir alguns requisitos:

I - estar legível e sem rasuras;

II - conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe;

III - conter as informações sobre a doença ou CID; e

IV - conter o prazo estimado de repouso necessário; (NÃO PODE CONTER TEMPO INDETERMINADO);

Relembrando que é necessário preencher o requisito da carência para ter direito ao benefício.

Diante da negativa, é possível:

1) aceitar a decisão e não fazer nada;

2) Entrar com o recurso administrativo perante o INSS, cujo procedimento é moroso e ineficaz na grande maioria dos casos;

3 - Ingressar com processo judicial para rediscutir a incapacidade laboral, opção que oferece maiores benefícios, como perícia com perito especialista e possibilidade de pedido liminar /tutela de urgência para implantação do benefício se for o caso.

Portanto, se você teve auxílio-doença e ou aposentadoria por invalidez negado ou cessado pelo INSS e ainda se sente incapaz para retornar ao trabalho, você tem o direito a rediscutir a negativa.


Reconhecido em definitivo o direito do segurado ao auxílio-doença, seu valor será devido a partir da data de início do benefício, deduzindo-se as antecipações pagas.

O beneficiário poderá requerer a prorrogação da antecipação do auxílio-doença, com base no prazo de afastamento da atividade informado no atestado médico anterior ou mediante apresentação de novo atestado médico.

ATENÇÃO: O beneficiário será submetido à realização de perícia pela Perícia Médica Federal, após o término do regime de plantão reduzido de atendimento nas Agências da Previdência Social.

Quer saber mais sobre o assunto? Ficou com dúvida?

Acesse nossas redes sociais ou entre em contato.

E-mail: daianaschuckadvocacia@gmail.com

@schuckadvocacia @daianaschuckadv


  • Sobre o autorLutar pelo Direito e pela Justiça.
  • Publicações17
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1081
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-negou-o-auxilio-doenca-ou-o-pedido-continua-em-analise/854973553

Informações relacionadas

MARCELO DE PAULA ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 7 anos

Auxílio Doença

Murilo Santos, Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição inicial de recurso administrativo contra indeferimento do INSS sem pedido de exigência.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde Dra., pq a carta não pode conter tempo indeterminado? (IV - conter o prazo estimado de repouso necessário), digo isso para os casos de pessoas com enfermidades irreversíveis... continuar lendo

Dra é possível recorrer do indeferimento pelo motivo 218, onde o inss alega que o atestado esta com rasuras ou erros grosseiros? continuar lendo

Grata pelo questionamento, e digo que é possível recorrer judicialmente caso o motivo do indeferimento tenha sido por rasura ou erro grosseiro, é a via mais célere e eficaz. Recordo que também é possível anexar no meu INSS um novo atestado sem as rasuras mencionadas ou o mesmo de forma mais legível, caso o requerimento tenha sido posto em exigência. Se porventura o requerimento não tenha gerado exigência será necessário efetuar novo requerimento e aguardar o prazo de analise sugerido pelo INSS. Att continuar lendo