Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Instituição de ensino indenizará ex-aluna por curso não reconhecido

    Publicidade enganosa e abusiva.

    Publicado por Emmanuel Pinto
    há 10 meses

    A 27ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou integralmente decisão da 1ª Vara Cível de Jaboticabal, proferida pela juíza Andrea Schiavo, que condenou uma instituição de ensino a pagar uma indenização de R$ 20 mil a uma ex-aluna que descobriu, após alguns anos, que o curso de graduação que ela concluiu não era reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

    A ação foi movida após a autora descobrir, ao solicitar seu histórico escolar em 2021, que o curso de bacharelado em teologia que ela frequentou entre 2013 e 2015 era, na verdade, um curso livre e não possuía reconhecimento do MEC.

    A desembargadora Daise Fajardo Nogueira Jacot, relatora do recurso, afirmou em seu voto que era responsabilidade da instituição de ensino, como fornecedora do serviço, comprovar que a autora tinha conhecimento de que o curso não era reconhecido quando assinou o contrato. “Conduta contrária consubstancia, evidentemente, verdadeira afronta ao direito do consumidor à informação e ainda ao direito de proteção contra a publicidade enganosa e abusiva”, destacou a julgadora.

    A magistrada também ressaltou que, no caso em questão, ficou comprovado o prejuízo à honra da parte autora, que “matriculou-se em curso, tendo participado de diversas disciplinas ao longo de três (3) anos, que por certo não teria cursado se soubesse em tempo hábil que não se tratava de bacharelado”.

    Os desembargadores Rogério Murillo Pereira Cimino e Luís Roberto Reuter Torro completaram a turma de julgamento e a decisão foi unânime.

    Apelação nº 1005121-60.2021.8.26.0291

    Fonte: TJ/SP


    • Sobre o autorEmmanuel Silva Pinto. Advogado OAB/RS 123.287. Leitor e entusiasta da Lei.
    • Publicações140
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituicao-de-ensino-indenizara-ex-aluna-por-curso-nao-reconhecido/1888753334

    Informações relacionadas

    Bárbara Vessoni, Advogado
    Notíciashá 9 meses

    Boletim de Jurisprudência n. 456 - TCU

    Bárbara Vessoni, Advogado
    Notíciashá 9 meses

    Boletim Jurisprudencial n. 458 - TCU

    Emmanuel Pinto, Advogado
    Notíciashá 10 meses

    Mantida condenação de escola por não coibir casos de bullying contra aluna

    Advogada Vanessa Peruzzi, Advogado
    Notíciashá 9 meses

    Cidadania italiana, consulado italiano de Curitiba, convocação da lista de espera!

    Bárbara Vessoni, Advogado
    Notíciashá 7 meses

    É possível realizar pagamento antecipado de objeto contratado com base na Lei 14.133/21?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)