Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Inventário

Inventário Judicial e Inventário Extrajudicial.

Publicado por Amanda Grussner
há 2 anos

A abertura do inventário ocorrerá posterior ao falecimento de um ente querido no prazo de até 60 dias. Posterior a data incidirá a multa nos impostos aplicáveis.

Dessarte, a transferência de propriedade, o levantamento de valores em contas bancárias e outros elementos vinculativos deverão ser divididos entre os herdeiros.

Na modalidade de testamento, o inventário deverá ser feito na esfera judicial e abertura da sucessão. Iniciando-se a apuração de todos os bens deixados bem como daqueles que possam pertencer aos herdeiros e legatários.

Nesse sentido, as despesas maiores do inventário são com relação aos impostos aplicáveis, entre eles, ITCMD, ITBI e demais.

O inventário também poderá ser feito na esfera extrajudicial desde que respeitados os requisitos estabelecidos por Lei. Nessa modalidade não poderá haver a existência de testamento bem como os herdeiros deverão ser maiores e capazes e ter a concordância na partilha de bens.

O inventário na modalidade judicial poderá ser feito de forma consensual ou litigiosa.

Nesse ponto, destaca-se a importância da escolha do inventariante que será o responsável a indicar todos os bens do falecido bem como avaliar e fazer a constatação do bens e a posse de cada um deles.

A celebração do inventário é feita obrigatoriamente por meio de advogado em Direito das Famílias e Sucessões a qual fará os trâmites legais entre eles a apuração do testamento e do patrimônio deixado. E por fim, para que haja celeridade no procedimento é necessária a conciliação entre os herdeiros bem como a confiança no advogado contratado e o cumprimento dos prazos estabelecidos, os quais, se obedecidos poderão ser menos onerosos aos sucessores.

Dra. Amanda Grussner. OAB-SC 57.897. Advogada em Direito das Famílias e Sucessões e Direito Criminal. Whatsapp 51. 99780.0029 whatsapp

  • Publicações1
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações168
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inventario/1465002130

Informações relacionadas

HELEN CUNHA ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 2 anos

Inventário Extrajudicial

Marcos Barbosa Cipriano, Advogado
Notíciasano passado

O que é Inventário?

Priscila Gales , Advogado
Notíciashá 4 anos

Sonegação no inventário

Thaís Vasconcellos, Advogado
Artigoshá 3 anos

Direito das Sucessões: Inventário e Partilha

Haiane  Silva Souza Sales, Advogado
Artigoshá 6 meses

Inventário judicial x Inventário extrajudicial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)