Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

IPRF: Não é necessário comprovante de pagamento de despesas médicas para deduzir o imposto, Decide CARF.

Decisão Administrativa do CARF reforça a validade de recibos e declarações para dedução de despesas médicas no Imposto de Renda de Pessoa Física

Publicado por Allan Fernandes Costa
há 11 meses

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) emitiu uma decisão que fortalece a posição dos contribuintes em relação à comprovação de despesas médicas no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). De acordo com a decisão, os recibos e declarações apresentados pelos contribuintes são documentos válidos e suficientes para comprovar as deduções realizadas a título de despesas médicas.

A decisão do CARF ressalta a importância dos documentos como meios idôneos para fins de comprovação das despesas médicas declaradas no IRPF. Dessa forma, o contribuinte pode utilizar os recibos e declarações fornecidos por médicos, hospitais, clínicas e outros prestadores de serviços de saúde para deduzir tais despesas da base de cálculo do imposto devido.

Segundo a decisão, apenas em situações excepcionais, nas quais existam indícios de irregularidade, é que a autoridade fiscal pode solicitar a apresentação de elementos comprobatórios complementares. Ou seja, os contribuintes que possuem os recibos e declarações em mãos estão amparados pela decisão do CARF e não precisam fornecer outros documentos, a menos que haja algum questionamento específico por parte da autoridade fiscal.

Essa decisão representa uma importante conquista para os contribuintes, garantindo maior segurança jurídica na hora de realizar a dedução das despesas médicas no IRPF. Além disso, simplifica o processo de declaração, evitando a burocracia desnecessária quando os recibos e declarações são suficientes para comprovar as despesas médicas.

Os contribuintes devem ficar atentos aos seus direitos e deveres ao declarar as despesas médicas no IRPF. Manter a documentação organizada e em conformidade com as normas estabelecidas é fundamental para garantir o direito às deduções e evitar possíveis questionamentos futuros por parte da Receita Federal.

Com essa decisão do CARF, os contribuintes têm mais tranquilidade e respaldo legal na hora de realizar a declaração do IRPF, contribuindo para um processo mais transparente e simplificado.

Por isso, se você foi notificado para se manifestar na malha fina ou que está em um processo administrativo da Receita Federal, não se preocupe! Clique aqui para falar com um especialista e para ter seu caso analisado imediatamente!

Se você possui um consultório, seja clinica médica, odontológica, ou atendimento a saúde, você pode aproveitar a transição tributária para conseguir o custo dos impostos na sua empresa. Veja como podemos ajudá-lo.

Outra coisa importante é você emitir notas fiscais. Mas ao invés de contratar alguém para isso e aumentar seus custos, veja como o E-notas pode automatizar a emissão de notas e economizar o seu tempo e o seu dinheiro.

  • Sobre o autorAdvogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
  • Publicações388
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações339
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iprf-nao-e-necessario-comprovante-de-pagamento-de-despesas-medicas-para-deduzir-o-imposto-decide-carf/1909339417

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO (AGA): AGA XXXXX-78.2014.4.01.0000

Vinicius Andrade Pereira Costa, Advogado
Modeloshá 8 anos

Modelo de Resposta a Termo de Intimação Malha Fiscal Receita Federal - Pessoa Física

Diego Cavalcante, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação Anulatória de Débito Tributário com Pedido de Tutela de Urgência

Márcio Balduchi, Contador
Notíciashá 9 anos

Julgamento do CARF restabelece dedução de despesas medicas em auto de infração de imposto de renda

Henrique Recktenvald, Advogado
Artigoshá 4 anos

Declaração do IR em malha: Como comprovar despesas médicas?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)