Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

ITBI só pode ser cobrado após a registro da transferência do imóvel

Apesar de ser um tema com jurisprudência já firmada, os municípios continuam cobrando o tributo antes do seu devido tempo

há 3 anos

Não há razão para se cobrar o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) enquanto o imóvel não mudou de proprietário. Portanto, essa cobrança só pode ser efetivada após o registro da transferência do bem em cartório.

O assunto tem jurisprudência firmada na justiça brasileira. Ainda assim, são muitas as ações em tramitação, movidas por Municípios, na tentativa de obter autorização para fazer a cobrança antecipada.

Em fevereiro último o Supremo Tribunal Federal fixou tese de repercussão geral para solidificar o entendimento. “O fato gerador do imposto sobre transmissão inter vivos de bens imóveis (ITBI) somente ocorre com a efetiva transferência da propriedade imobiliária, que se dá mediante o registro”.

A decisão do STF se deu no julgamento do Agravo (ARE) 1294969, interposto pelo Município de São Paulo (SP) a fim de modificar decisao do TJ-SP. O tribunal paulista havia reconhecido a ilegalidade da cobrança do ITBI tendo como suposto fato gerador a mera cessão de direitos decorrentes de compromisso de compra e venda de imóvel firmado entre particulares. Para o Município, o compromisso de venda seria fato suficiente para se considerar a cobrança, sendo irrelevante o registro cartorário. O STF definiu a tese com repercussão geral em sentido contrário.

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações162
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/itbi-so-pode-ser-cobrado-apos-a-registro-da-transferencia-do-imovel/1177446992

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)