Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ivo Cassol quer que notificação trabalhista seja entregue pessoalmente ao reclamado

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    A notificação de processos trabalhistas, quando feita pelo correio, deve ser entregue diretamente ao reclamado. É o que determina o PLS 108/2012 , do senador Ivo Cassol (PP-RO), que aguarda votação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

    O senador argumenta que a Consolidação das Leis do Trabalho deixa claro, nos artigos 774 e 841, que a citação ou a notificação via postal em processo trabalhista deve ser feita diretamente ao interessado, e nunca a um terceiro. Ele ressalta que, apesar disso, o Enunciado 16 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) retira a necessidade de notificação pessoal, pois permite que ela seja considerada realizada após a simples entrega no endereço do reclamado, podendo até ser depositada na sua caixa postal.

    Por causa disso, alerta Cassol, o reclamado corre o risco de ser julgado sem saber que há uma ação contra ele.

    Modificação proposta

    Atualmente, o parágrafo 1º do artigo 841 da CLT determina que “a notificação será feita em registro postal com franquia”. O projeto altera esse trecho, substituindo-o por “a notificação será feita, por serviço postal, diretamente ao reclamado, devendo o agente postal exigir recibo”.

    Por outro lado, a proposta de Cassol mantém praticamente inalterado o trecho seguinte, estabelecendo que, “se o reclamado criar embaraços ao seu recebimento, ou não for encontrado, far-se-á a notificação por edital, inserto no jornal oficial ou no que publicar o expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Vara ou do Juízo”.

    Em seu relatório sobre a matéria, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) defendeu a aprovação do texto, afirmando que o projeto oferece “maior segurança” ao ato de notificação trabalhista. No entanto, ele prevê um "debate de mérito acalorado" na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS)", onde a proposta será objeto de deliberação em caráter terminativo depois que for analisada na CCJ.

    • Publicações54073
    • Seguidores268515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ivo-cassol-quer-que-notificacao-trabalhista-seja-entregue-pessoalmente-ao-reclamado/100493524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)