Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

[Jurisprudência] STJ: abertura de procedimento investigatório autônomo pelo MP (Informativo 726)

Publicado por Evinis Talon
há 7 meses

[Jurisprudência] STJ: abertura de procedimento investigatório autônomo pelo MP (Informativo 726)

No RHC 149.836-RS, julgado em 15/02/2022, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que “é ilegal a utilização, por parte do Ministério Público, de peça sigilosa obtida em procedimento em curso no Supremo Tribunal Federal para abertura de procedimento investigatório criminal autônomo com objetivo de apuração dos mesmos fatos já investigados naquela Corte”.

Informações do inteiro teor:

De início, vale dizer que os Procedimentos Investigatórios Criminais (PIC) instaurados pelo Ministério Público têm natureza de inquérito e se submetem ao controle jurisdicional do sistema acusatório previsto no Código de Processo Penal, especialmente para garantia dos direitos fundamentais dos investigados.

Nesse sentido, o compartilhamento de peças de depoimentos prestados no Supremo Tribunal Federal efetuado com a específica finalidade de juntada em inquéritos em curso não pode ser utilizado para instauração de procedimento investigatório criminal autônomo.

Ademais, o declínio de competência é atividade jurisdicional não presumida. Em razão disso, sigilos de processos matrizes não podem subtrair ao investigado o direito de conhecer a decisão declinatória, tampouco ser utilizados como escudo para impedir o exercício de direitos fundamentais.

Por fim, a utilização indevida de peça sigilosa obtida em procedimento em curso no Supremo Tribunal Federal para abertura de procedimento investigatório criminal autônomo, com objetivo de apuração dos mesmos fatos já investigados naquela Corte, configura patente abuso de autoridade, ferindo a constitucional garantia do investigado de ser submetido a processo perante autoridade competente.

Veja aqui o vídeo do julgamento.

Fonte: Informativo de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – Edição 726 – leia aqui.

Importante! Contato, cursos de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal, canal do Youtube e mais conteúdo: CLIQUE AQUI.

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista, Professor de cursos de pós-graduação e presidente do ICCS
  • Publicações1498
  • Seguidores2379
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jurisprudencia-stj-abertura-de-procedimento-investigatorio-autonomo-pelo-mp-informativo-726/1983550876

Informações relacionadas

Jorge Alexandre Fagundes, Advogado
Artigoshá 7 meses

ANPD exige revisão na política de privacidade do TikTok em meio à controvérsia das 'lives NPC

Tassia Franco, Advogado
Artigoshá 7 meses

A importância do mutualismo para a saúde suplementar.

Nayara Santos, Advogado
Artigoshá 7 meses

A responsabilidade civil do Estado quanto à violação dos direitos fundamentais dos presos

Dr. Antônio Eduardo Senna Martins, Advogado
Artigoshá 7 meses

Tese com Repercussão Geral Tema 0579: Constitucionalidade da Vedação de Internação em Acomodações Superiores no SUS e do Atendimento Diferenciado por Médico Conveniado

Washington Oliveira, Advogado
Artigoshá 7 meses

Realização de Inventário e pagamento de Imposto

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)