Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Justiça autoriza Empresas formadas por Advogados, Economistas, Contadores e Médicos a recolher valor fixo de ISS.

Empresas formadas por advogados, economistas, contadores e médicos têm obtido na Justiça autorização para recolher o ISS por meio de um valor fixo, como sociedade uniprofissional.


As sociedades uniprofissionais são formadas por colegas de uma mesma profissão. Têm direito ao recolhimento de ISS diferenciado e os valores são geralmente mais baixos do que os cobrados das empresas comuns que recolhem um percentual sobre o faturamento. As regras estão no Decreto Lei nº 406, de 1968.

O entendimento foi adotado no caso dos economistas (processo nº 1037492-83.2019.8.26.0053).

Para a relatora do caso na 14ª Câmara de Direito Público, desembargadora Mônica Serrano, “não há limitação para o enquadramento no regime pretendido, pela simples forma como a sociedade se constitui, devendo o Fisco proceder a análise mais acurada e criteriosa, considerando outros elementos para a pretendida descaracterização”.

Com a decisão, a consultoria de Loyola volta a ter o direito de pagar valor único de R$ 800 por profissional R$ 1.600 no total e não 5% sobre o faturamento mensal, como exigia a prefeitura.

“O requisito para se enquadrar no benefício independe do modelo societário adotado pela empresa, o que vale é a pessoalidade na prestação de serviços.”

O acórdão do TJ-SP, acrescenta, segue importante precedente da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que unifica o entendimento das turmas de direito público. No julgamento realizado em março, o relator para o acórdão, ministro Mauro Campbell Marques, entendeu que “não é relevante para a concessão do regime tributário diferenciado a espécie empresarial adotada pela pessoa jurídica”.

Com o julgamento, outros tribunais, passaram a adotar o entendimento.


Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!

Publicamos notícias, artigos e modelos de peças toda semana, siga-nos para receber as notificações e as atualizações.

https://linktr.ee/TomazellieCortinaadvogados

https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/

https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/

https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/

https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/

Obrigado!

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia de Excelência!
  • Publicações444
  • Seguidores185
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-autoriza-empresas-formadas-por-advogados-economistas-contadores-e-medicos-a-recolher-valor-fixo-de-iss/1265088603

Informações relacionadas

Lucianne Coimbra Klein, Advogado
Notíciashá 3 anos

STJ decide que a forma de tributação benéfica do ISS por alíquota fixa não depende do modelo societário da pessoa jurídica

Sua Primeira Ação, Jornalista
Modelosano passado

[Modelo Petição] Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins (Tese do Século)

Gonçalves e Caldas Advocacia, Advogado
Notíciashá 3 anos

Entendimento do STJ sobre o ISS fixo para as sociedades no EAREsp 31.084

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)