Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Justiça cancela débito de consumidor com a Cemig

há 10 anos

A Cemig S.A. foi obrigada pela Justiça a cancelar um débito de R$ 2,3 mil do consumidor C.A.S., acusado de fraudar um medidor de energia elétrica. A decisão da juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Belo Horizonte, Lílian Maciel Santos, confirmou que não estava evidente que a responsabilidade pela violação do aparelho de medir o consumo de energia era do morador. A Justiça, no entanto, negou o pedido de indenização por dano moral, já que não houve comprovação de possíveis danos sofridos.

O consumidor alegou na Justiça que, em junho de 2012, foi surpreendido ao receber um aviso de débito de irregularidades, originado após vistoria realizada pela Cemig, onde foi atribuída a ele a prática de supostas fraudes no medidor. Com isso, a empresa gerou um cálculo de consumo no valor de R$ 2,3 mil. O consumidor afirmou que não era responsável pela fraude.

A Cemig contestou o pedido de cancelamento do débito sustentando que, em novembro de 2011, realizou inspeção na residência do consumidor e encontrou diversas irregularidades. Alegou que ele foi devidamente notificado para acompanhar os trabalhos de aferição, mas não se manifestou. As irregularidades resultaram no faturamento de débitos proporcionais ao período de agosto de 2006 a novembro de 2011.

A juíza Lílian Maciel Santos analisou a perícia técnica realiza pela Cemig e confirmou que no documento não havia evidência de que a fraude era responsabilidade do morador. Além disso, não houve qualquer irregularidade encontrada quanto aos selos da caixa de medição, os selos da tampa do medidor e os selos da tampa do bloco de terminais do medidor.

Processo 2361148-39.2013.8.13.0024

Assessoria de Comunicação Institucional Ascom

Fórum Lafayette

(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br

twitter.com/tjmg_oficial

facebook.com/tribunaldejusticaMGoficial

  • Publicações11204
  • Seguidores1707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações364
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-cancela-debito-de-consumidor-com-a-cemig/117597087

Informações relacionadas

Thiago  Marinho, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Ação declaratória de inexistência de débito c/ Pedido Liminar- Fraude no medidor de energia elétrica

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-63.2016.8.13.0451 Nova Resende

JurisWay
Notíciashá 10 anos

Justiça cancela débito de consumidor com a Cemig

TJRN confirma inexistência de débito de energia

JurisWay
Notíciashá 12 anos

TJRN confirma inexistência de débito de energia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)