Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Justiça condena empresa ao pagamento de horas extras por tempo gasto em deslocamento interno

Publicado por Marlon Campos
há 7 meses

Um bombeiro civil que se deslocava 30 minutos dentro do Aeroporto Internacional de São Paulo até o efetivo posto de trabalho teve reconhecido o direito a horas extras. O trajeto, que se repetia no fim da jornada, era realizado em van fornecida pela empresa. A decisão, da 8ª Turma do TRT da 2º região, manteve sentença que deferiu uma hora extra por dia.

Na defesa, a empresa admite o uso do veículo. Alega também que em razão do local de atuação do trabalhador ser no interior do aeroporto, especificamente no setor de combate a incêndio de aeronaves, por segurança, o profissional não possuía autorização para transitar nas áreas restritas, como pistas de pouso e decolagem.

A desembargadora-relatora Maria Cristina Xavier Ramos Di Lascio, explica que não se trata de horas de trajeto - também conhecidas como horas in itinere - porque o profissional já está em seu local de trabalho, mas sim de deslocamento interno. A magistrada ressalta ainda entendimento do Tribunal Superior do Trabalho que considera o tempo gasto no percurso entre a portaria da empresa e o local efetivo de trabalho como à disposição do empregador, se ultrapassar dez minutos diários, integrando a jornada do empregado.

Na decisão, a julgadora destaca também a Tese Prevalecente nº 21 deste Regional que aborda o tema. E conclui que o bombeiro se ativava em sobrejornada, sendo-lhe devido o pagamento de horas extraordinárias com correspondentes reflexos como tempo à disposição do empregador.

Processo nº 1001316-96.2022.5.02.0319

Fonte: https://ww2.trt2.jus.br/noticias/noticias/noticia/justica-condena-empresa-ao-pagamento-de-horas-extr as-por-tempo-gasto-em-deslocamento-interno

  • Sobre o autorEspecialista em Relações do Trabalho
  • Publicações19
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-condena-empresa-ao-pagamento-de-horas-extras-por-tempo-gasto-em-deslocamento-interno/2028795612

Informações relacionadas

Ana Carolina Navarro e Rita, Advogado
Notíciashá 7 meses

Novo Benefício assistencial

Junco Advogados, Advogado
Notíciashá 7 meses

8ª Turma do TRF3 confirma aposentadoria por invalidez a pessoa com doença de Parkinson

Leonardo Buda, Advogado
Notíciashá 7 meses

Governo Lula promulga Lei que moderniza regras de crédito e garantias

Marlon Campos, Advogado
Notíciashá 7 meses

2ª Turma afasta prescrição em caso de trabalho doméstico em condição análoga à escravidão

Bruna Pimentel Dias Amad, Advogado
Artigoshá 7 anos

Salário Substituição - Quando o empregado substituto tem direito ao mesmo salário do empregado substituído?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)